Exército dos EUA apresenta o sucessor do Humvee


Adotado em meados dos anos 1980 e veterano de inúmeros conflitos, o jipe Humvee vai finalmente dar baixa do serviço militar. O governo dos EUA selecionou nesta semana a empresa Oshkosh Defense para produzir o L-ATV (sigla em inglês para Veículo Tático Utilitário Leve de Combate), um novo veículo que irá substituir boa parte dos Humvee do arsenal americano.

Nem o fabricante, nem o governo americano, revelaram muitos detalhes técnicos do novo modelo, destacando apenas que ele é superior em todos os aspectos ao Humvee (que já era uma máquina de guerra formidável, com motor 6.5 V8 turbodiesel de 193 cv e os 2.600 kg de massa).

Dentre as características técnicas do L-ATV estão a suspensão com altura regulável e curso total de 508 mm, blindagem resistente a minas terrestres e um sistema de armas que pode ser composto por uma torreta de metralhadora comandada por controle remoto ou até um sistema lança-míssil.

O contrato prevê a produção inicial de 16.901 unidades do jipão militar, que serão divididas entre o Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Cada unidade terá um custo unitário de US$ 399 mil (o equivalente a R$ 1,4 milhões), com as primeiras entregas programadas para 2018.