Expandido as fronteiras


Talvez não houvesse ninguém mais ansioso para conhecer o Mercedes CLA do que os leitores de MOTOR SHOW. Desde 2009, estamos entre as primeiras publicações no mundo (primeira no Brasil) a trazer informações sobre ele. A primeira vez que o mostramos, nem protótipo existia. A ilustração se baseava nas informações de fontes internas da marca. Depois, mostramos os flagras dos carros em teste e o conceito que esteve até no Brasil. Agora, o modelo, que mira consumidores que nunca pensaram em ter um Mercedes, foi uma das principais estrelas do Salão de Detroit – embora não estivesse exposto lá. Na véspera da abertura da mostra, a Mercedes lançou na cidade americana a versão de produção de seu cupê de quatro portas derivado do Classe A.

Três centímetros maior que o Classe C, ele tem o impressionante Cx de 0,23 – ou 0,22 na versão BlueEf ciency, nova recordista mundial de aerodinâmica entre os carros de produção em série. Os motores à gasolina têm 1,6 ou 2 litros, todos em alumínio e turbinados. O menor é usado no CLA 180, com 122 cv e 20,4 kgfm, e no CLA 200, com 156 cv e 25,5 kgfm; o maior equipa o CLA 250, das fotos, com 211 cv e 35,7 kgfm. A versão 180 tem câmbio manual de seis marchas, enquanto a 250 tem opcionalmente a automatizada de sete velocidades com dupla embreagem (DCT). No futuro, ainda haverá a 45 AMG com o DCT, um novo motor 2.0 de 350 cv e tração integral 4MATIC (opcional no CLA 250).

Na Europa, ele começa a ser entregue em abril, enquanto nos EUA sua estreia cou reservada para o intervalo do Superbowl, evento esportivo de maior audiência no país que começa já este mês. Na Europa, o CLA 180 custa € 28.977 (R$ 78.618); o CLA 200 sai por € 31.862 (R$ 86.445); e o CLA 250, é vendido por € 38.675 (R$ 104.930). Aqui, chegam importados no fim deste ano, com preços que devem partir de R$ 100 mil. No futuro, como adiantamos com exclusividade, há chances de serem feitos na fábrica da Nissan, em Resende (RJ).

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