Após o anúncio da saída de Alonso para a Aston Martin, a Alpine confirmou nesta terça-feira (2) que Oscar Piastri será o companheiro de Esteban Ocon para a temporada de 2023 da Fórmula 1.

O piloto australiano de 21 anos foi campeão da F2 em 2021 e já fazia parte da equipe francesa como piloto de testes.

+ Fórmula 1: Sebastian Vettel anuncia aposentadoria ao fim de 2022
+ Porsche adquire 50% da equipe Red Bull Racing de Fórmula 1, diz site
+ Verstappen sai da 10ª posição e vence GP da Hungria de F1

A Alpine utilizou as redes sociais para anunciar Piastri.

“Após quatro anos como parte da família Renault e Alpine, o piloto reserva Oscar Piastri é promovido a uma vaga ao lado de Esteban Ocon a partir de 2023”, diz.

https://twitter.com/AlpineF1Team/status/1554500248432680960

Histórico

Após ter sido campeão da Fórmula Renault Eurocup, em 2019, o piloto entrou para a Alpine Academy.

Em 2020, Oscar Piastri foi campeão da FIA de Fórmula 3; e em 2021, campeão da FIA de Fórmula 2.

O australiano também é apenas o terceiro piloto na história – depois de Charles Leclerc e George Russell – a conquistar dois títulos consecutivos na Fórmula 2 e Fórmula 3.

Em sua preparação para a Fórmula 1, Oscar foi contratado como piloto reserva da BWT Alpine F1 Team no início de 2022.

Desde então, ele passou por um programa de preparação, sob a direção da equipe e total apoio financeiro da escuderia, com testes privados no A521, o monoposto da Alpine que venceu um Grande Prêmio em 2021.

Sua preparação para evoluir para a F1 também incluiu a participação em sessões no simulador e presença em circuitos.

Otmar Szafnauer, diretor da escuderia BWT Alpine de F1 

“Oscar é um talento raro e brilhante. Temos orgulho de tê-lo preparado e apoiado durante toda sua trajetória nas fórmulas de promoção, que têm um nível de competitividade extremamente alto. Graças à nossa parceria nos quatro últimos anos, pudemos observar seu desenvolvimento para se tornar um piloto mais do que pronto para evoluir para a Fórmula 1. Como piloto reserva, ele estava próximo da equipe de pista, na fábrica e nos testes, onde demonstrou ter maturidade, com uma promissora e necessária velocidade para garantir sua promoção em nosso segundo banco de competição, como companheiro de Esteban Ocon. Juntos, acreditamos que esta dupla vai nos garantir a continuidade de que precisamos para atingir nosso objetivo de longo prazo, que é brigar ainda mais por vitórias e títulos”, afirma, em nota divulgada pelo Grupo Renault.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Automóveis fabricados no Brasil ganham nova redução de IPI
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 3 e 4 vence em agosto
+ Preços dos combustíveis seguem em queda; veja onde está mais barato
+ Avaliação: BMW iX é um esquisito SUV elétrico que vai da suavidade de um Bentley V12 à pura violência
+ Jeep Renegade chega a 400 mil unidades vendidas no Brasil; veja a avaliação da versão Trailhawk T270 4×4
+ Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Auxílio taxista: cidade de São Paulo tem 70 mil cadastrados