06/08/2025 - 13:00
Gabriel Bortoleto (Stake Sauber) conquistou marcos notáveis na Fórmula 1 após finalizar o Grande Prêmio da Hungria em sexto lugar. Com apenas 20 anos e nove meses de idade, o paulista se tornou o brasileiro mais jovem a alcançar um top seis na categoria, superando a marca de Felipe Massa, que havia chegado em sexto no GP da Malásia de 2002, com 20 anos e dez meses de idade.
Além disso, o competidor da Sauber quebrou um jejum histórico de oito anos sem que um representante do país latino conquistasse uma posição tão alta. Bortoleto já tinha se tornado o piloto brasileiro mais novo a pontuar na modalidade, com o nono lugar no GP da Áustria, em junho deste ano, e seu resultado foi aprimorado com o novo desempenho.

+ Ex-dirigente pede para Hamilton desistir da F1: ‘Precisa de um descanso definitivo’
+ Omoda 5 e 7 híbridos são confirmados para setembro; o que esperar?
Em uma primeira temporada emblemática para o novato, essa foi sua terceira pontuação em 2025 – sendo a primeira na Áustria, em oitavo lugar e a segunda na Bélgica, após a finalização na nona posição. Até as férias de verão do grid, Bortoleto soma 14 pontos e ocupa a 17ª posição na classificação geral do Mundial de Pilotos.
Na lista geral de pilotos brasileiros que mais pontuaram na F1, Gabriel está em 11º atualmente, atrás de nomes amados pelo público, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.
Última vitória de uma brasileiro na F1
Embora as pistas já tenham encarado diversos nomes memoráveis nacionais, a presença do jovem da Sauber reacende a esperança de um representante do país voltar a vencer uma corrida na Fórmula 1 – algo que não ocorre há 16 anos.
Barrichello foi o último esportista brasileiro a conquistar o primeiro lugar do pódio durante o GP de Monza, na Itália, em setembro de 2009. Competindo pela Brawn GP, Rubinho largou da quinta colocação e conquistou a prova em uma dobradinha com seu companheiro Jenson Button. O automobilista terminou em terceiro na classificação geral daquele ano.

Antes dele, Massa foi quem ficou mais perto de conquistar um título, em 2008, temporada na qual ele venceu a prova em Interlagos, na disputa direta com Lewis Hamilton. No final, o brasileiro terminou em segundo na tabela geral com apenas um ponto de desvantagem do britânico, que conquistou seu primeiro mundial.