Com nome herdado das rajadas de vento da cidade, a Fórmula 1 competirá em Baku, no Azerbaijão este final de semana. Trata-se do primeiro ano em que o Grande Prêmio acontece em setembro, já que em anos anteriores a etapa era realizada em meados de abril.

Para 2025, a prova ganhou uma modificação: pneus mais macios. A Pirelli optou por alterar a escolha dos jogos como forma de desafiar os pilotos e forçar as equipes a investirem em novas estratégias. A seleção de equipamentos será C4 (faixa branca – duro), C5 (médio – faixa amarela) e C6 (macio – faixa vermelha) – o agrupamento já foi utilizado antes em Ímola, Mônaco e Montreal.

+ Qual o melhor piloto novato até agora na Fórmula 1 em 2025?
+ Gabriel Bortoleto exalta importância de Fernando Alonso em seu início na F1

Preview de pneus para Baku
Preview de pneus para Baku – Foto: Divulgação/Pirelli

Em que se baseia a troca de pneus?

A escolha do circuito se baseia nos resultados da corrida da temporada passada, na qual Oscar Piastri (McLaren) venceu com a realização de apenas uma parada, com a troca de pneus, uma alteração dos médios para os duros, na volta 15. Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes) também cumpriram as suas paradas obrigatórias em um momento muito semelhante da prova.

Sendo assim, este ano, as escuderias devem ficar de olho no comportamento dos pneus, na influência forte dos ventos e na texturização do circuito.

Pneus da Fórmula 1 ao vivo – Foto: Divulgação