Após um desempenho instável na primeira parte da temporada de 2025 da Fórmula 1, Jack Doohan foi substituído por Franco Colapinto como piloto principal da Alpine. Embora a mudança já tenha sido prevista por parte da imprensa britânica há um tempo, a ação foi considerada inesperada por muitos membros da comunidade.

O anúncio, publicado no perfil oficial da escuderia, apenas informou sobre a alteração para as próximas cinco corridas deste ano. Atualmente a escalação segue com Colapinto e Pierre Gasly no grid, e Doohan como terceiro piloto.

+ Fórmula 1: Audi anuncia demissões e reestruturação de cargos

+ Alpine confirma entrada de Colapinto no lugar de Doohan por cinco GPs na F-1

Pronunciamento dos pilotos envolvidos

Algumas horas depois da divulgação, as primeiras declarações públicas vieram pelo site oficial da F1. Colapinto agradeceu a oportunidade dada pela equipe e reforçou que trabalhará duro para garantir um bom desempenho nos próximos circuitos.

“Mantive-me afiado e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para me atualizar rapidamente e dar o meu melhor para entregar os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre [Gasly]”, afirmou o argentino.

Apesar de ainda não ter aparecido publicamente em suas redes sociais, Doohan declarou estar “muito orgulhoso” de ter realizado seu sonho como atleta profissional.

“Obviamente, este último capítulo é difícil para mim, porque, como piloto profissional, naturalmente quero correr. Temos objetivos de longo prazo a serem alcançados como equipe e continuarei a me esforçar ao máximo para ajudar a alcançá-los”, explicou.

“Por enquanto, vou manter a cabeça baixa, continuar trabalhando duro, assistir com interesse às próximas cinco corridas e continuar perseguindo meus próprios objetivos pessoais”, reiterou o australiano.

O consultor executivo da Alpine, Flavio Briatore, reforçou a importância de Doohan para o time e informou que as próximas etapas servirão como um teste.

“Continuamos apoiando o Jack na equipe, pois ele tem atuado de forma muito profissional em sua função de piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, após esse período, avaliaremos nossas opções”, finalizou Briatore.