A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, localizada no interior de São Paulo, deverá ser reconstruída e a produção retomada totalmente apenas em 2026. A planta foi parcialmente destruída na segunda-feira, 22, após uma tempestade com ventos de 90 quilômetros por hora.

“Parte estrutural fora por demais abalada e que provavelmente o recinto terá de ser reconstruído totalmente, o que deverá ser planejado de maneira seriada, inicialmente com previsão de retomada produtiva total para o ano de 2026”, afirmou a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, em nota divulgada.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

As perícias já ocorreram e ainda estão nas dependências para avaliações técnicas de profissionais ligados à engenharia.

A fábrica de motores em Porto Feliz é responsável pelo abastecimento dos veículos da marca produzidos em Sorocaba (SP). Com isso, a produção de carros como o Corolla, Corolla Cross e o Yaris Cross – previsto para ser lançado no dia 16 de outubro – não será entregue no final deste ano.

A pergunta que fica é: a Toyota tem estoque para o final de ano ou haverá alguma solução de emergência para a montagem dos modelos? Poderá faltar carros novos da Toyota nas lojas por algum tempo? Questionada pela MOTOR SHOW, a companhia confirmou que esse ano não haverá produção e alegou que “os estragos foram de mais de 90% da planta de Porto Feliz”.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Empregos mantidos

Durante a reconstrução da fábrica de Porto Feliz, os trabalhadores, tanto do local quanto de Sorocaba, terão os empregos mantidos. Essa é a promessa da montadora, que se reuniu com os sindicatos de Sorocaba e Itu, na quarta-feira, 24.

“Já estamos discutindo com a empresa alternativas, inclusive o uso de ferramentas como o lay-off, férias e outras medidas, para assegurar emprego e renda neste período de paralisação”, explicou Celso Simomura, responsável pela gestão de recursos humanos da Toyota.

A fábrica de Sorocaba tem aproximadamente 3.800 trabalhadores, enquanto a de Porto Feliz cerca de 800.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025
Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Lançamento do Yaris Cross adiado

O lançamento do Yaris Cross, previsto para outubro, foi adiado oficialmente pela Toyota. A montadora confirmou a informação na quarta-feira, 24.

Questionada pela MOTOR SHOW, a fabricante afirma que “o lançamento do veículo será reprogramado”. Ainda não há uma nova previsão.

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Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Yaris Cross

Com o fim da venda do Yaris hatch e sedã no mercado brasileiro, o SUV será o modelo mais barato da Toyota no país. Ele é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024.

De acordo com lojistas, o produto será comercializado entre R$ 130 mil e 190 mil e vai enfrentar Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V, para citar.

Mesmo adiado, a pré-venda dele ocorre normalmente nas lojas paulistanas. Os interessados devem dar um sinal de R$ 10 mil para reservá-lo.

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Yaris Cross será um dos lançamentos da Toyota no Brasil em 2025 e cotado para o Salão do Automóvel
Yaris Cross será um dos lançamentos da Toyota no Brasil em 2025 e cotado para o Salão do Automóvel – Foto: Divulgação

Como é o Yaris Cross?

Na fita métrica, ele tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos – um Creta é maior que ele e tem 4,33 X 1,79 m X 1,63 m X 2,61 m, para efeito de comparação. O porta-malas terá 471 litros de capacidade.

A tecnologia híbrida do SUV deverá ficar restrita para as suas versões mais caras – haverá duas versões XRE, por exemplo, uma convencional e outra eletrificada. As mais baratas vão trazer uma nova versão do 1.5 naturalmente aspirado que movia a linha dos antigos Yaris (neles, rendia até 110 cv de potência com cerca de 15 kgfm de torque), que talvez ganhe aumentos nesses números. A transmissão será automática do tipo CVT.

A configuração híbrida, por sua vez, mescla o 1.5 naturalmente aspirado de 91 cv e 12,3 kgfm, que opera junto de um motor elétrico dianteiro de outros 80 cv e 14,37 kgfm. Segundo a ficha técnica onde o carro é comercializado no mercado asiático, ele deve desenvolver 111 cv combinados.  

Yaris Cross – Foto: Divulgação