A Prefeitura de São Paulo confirmou que pretende ampliar o projeto da Faixa Azul para mais 220 km em vias importantes da cidade. O anúncio ocorreu na última quinta-feira (26).

“Acabei de autorizar a extensão da Faixa Azul para mais 220 km. Isso é experimental, algo inédito no Brasil. Depende de autorização da Senatran, mas com os resultados que a gente teve aqui (Avenida 23 de Maio), sem óbito, é óbvio que teremos a autorização”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, em comunicado à imprensa.

Faixa Azul – Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo/ Marcelo Pereira/Secom

Para ampliação do projeto, a gestão paulistana afirma que serão feitos estudos de viabilidade em vias como: Avenida Ipiranga, Avenida Senador Queirós, Avenida do Estado, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, Avenida São Luís, Marginal Tietê, Marginal Pinheiros, Avenida 23 de Maio, Avenida Rebouças, Rua da Consolação, Radial Leste, Avenida Washington Luís, Avenida Rubem Berta, Avenida Senador Teotônio Vilela, Avenida Guarapiranga, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza.

Faixa Azul – Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo/ Marcelo Pereira/Secom

Outra novidade é a contratação de novos agentes para CET. “Nós temos hoje 1.200 agentes da CET. Estamos equipando os agentes com as câmeras para poder reforçar a segurança deles e a fiscalização do trânsito. Já autorizei a contratação de mais 200 agentes”, afirmou o prefeito.

Redução da gravidade dos acidentes

De acordo com a prefeitura, em um ano de projeto na Avenida 23 de Maio, foram 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km, sentido aeroporto, que recebeu a nova sinalização. Desse total, 44 ocorrências não geraram pessoas feridas. Os demais 54 acidentes geraram 59 vítimas. Destas, 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves. Não houve óbito.

Outro destaque é que a Taxa de Severidade (que avalia o peso dos acidentes) das motos é três vezes menor quando estão dentro da faixa do que quando circulam fora do espaço.

Houve também a redução das médias de lentidão da Avenida 23 de Maio em aproximadamente 15%.

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