Falha em airbags motiva recall de 290 mil carros da Honda

Honda Fit (Divulgação)

A Honda anunciou nesta segunda-feira (1º) mais uma etapa do recall para a troca dos airbags defeituosos produzidos pela japonesa Takata. No total, 290.361 veículos foram afetados neste chamado.

O problema afeta a bolsa inflável do passageiro dos modelos Fit, Civic e CR-V, ano/modelo 2004 a 2009. Já o problema na bolsa inflável do motorista afeta as unidades do Civic fabricadas entre janeiro e dezembro de 2006 e o CR-V produzido entre maio e dezembro de 2006. A numeração de chassi dos veículos afetados pode ser consultada no site http://www.honda.com.br/recall/autos.

Para atender aos veículos afetados pelo chamado, a Honda definiu um cronograma do atendimento gratuito nas concessionárias. Os primeiros carros que deverão passar pelo reparo são os Civic e CR-V com problemas no airbag do motorista, a partir de 20 de julho.

Já os proprietários dos Civic, Fit e CR-V fabricados entre 2004 e 2006 devem agendar o reparo da bolsa inflável do passageiro a partir de 3 de agosto. No dia 3 de novembro será iniciada a troca do airbag do passageiro no Fit 2007 e 2008. Já no dia 30 do mesmo mês começa a substituição do mesmo equipamento nos Fit, Civic e CR-V dos anos/modelo 2007 a 2009.

O chamado é motivado por uma falha no processo de produção das bolsas infláveis, que pode causar lesões fatais nos passageiros em caso de acidente. De acordo com o fabricante, os proprietários dos automóveis que tiveram esses componentes substituídos em recalls anteriores não vão precisar retornar às concessionárias.

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool
+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas
+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial
+ Os 20 carros 1.0 mais econômicos do mercado brasileiro
+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar