Em meados de 2012, Gol G5 e Voyage tiveram sua primeira reestilização. A nova cara trouxe modernidade e sofisticação para enfrentar a crescente concorrência. Agora chegou a vez da Saveiro ganhar a nova roupagem para encarar sua principal rival – e líder de mercado –, a Fiat Strada. Para a atualização da picape, os conceitos básicos foram mantidos e as diferenças entre as versões são pontuais.

A Cross (topo de linha), recebeu um novo para-choque na dianteira – com aplique central –, incorporando os grandes faróis auxiliares com aro cromado e dupla função (neblina e longo alcance). A grade do radiador agora é do tipo colmeia, com o friso cromado destacando o logo da versão. Também são novos o capô e o paralamas, que reforçam a robustez e a pretensa disposição off-road.

As molduras das caixas de rodas agora têm acabamento texturizado. Um friso preto com o nome do modelo corre paralelo à moldura da soleira. Os espelhos retrovisores ganharam o side blinker (luz indicadora de mudança de faixa). O rack de teto agora se estende até a caçamba e a abertura da tampa traseira é feita em dois estágios, com auxílio de amortecedores.

Assim como no Gol, o modelo recebeu nova arquitetura eletrônica, que viabilizou a implantação de tecnologias que tornam a vida do motorista mais confortável e segura. Entre os dispositivos estão: detector de colisão, que no caso de acidente destrava automaticamente as portas e ativa o pisca alerta. No caso de uma freada brusca, a central aciona o Emergency Stop Signal (luz de freio intermitente), os retrovisores com o sistema Tilt-Down (ao engatar a ré, o espelho baixa, facilitando a visualização da guia) e o Coming & Leaving Home, que mantém as luzes acesas enquanto o motorista se distancia do carro.

A picape manteve suas três versões, Trend CS (R$ 33.490) e CE (R$ 36.610), Trooper (R$ 43.390) e a Cross, vendida por R$ 48.990. Todas com motor 1.6 8V Flex VHT que rende 104 cv. A unidade recebeu nova central, com maior capacidade de processamento, assim como no Gol e no Voyage. Mecanicamente, não houve alterações, mas seu desempenho continua condizente com a proposta.

Resta saber se essa rejuvenescida será suficiente para recolocar a Saveiro na cola da Strada que, por enquanto, nada de braçada.