Família feliz

É difícil imaginar um carro sem pensar nas pessoas em seu interior. Mesmo que você tenha muitos amigos, se tem família é nela que pensa primeiro: como acomodá-la com conforto e segurança no tal carro novo que o encantou. E, claro, não podemos esquecer das “tralhas” que cada um carrega nos passeios e nas viagens. A novidade tem que acomodar todos com suas bagagens. Cada vez mais as fábricas também se preocupam com a questão. A grande prova disso são essas duas belíssimas minivans que ilustram a capa desta edição da MOTOR SHOW: as novas versões de Scénic e Picasso. Estas verdadeiras “alegrias das famílias”, pelo espaço e conforto que proporcionam, estão sendo importadas para o mercado nacional. A nova Grand Scénic já está nas lojas e a Grand C4 Picasso chega em abril. Elas cresceram com relação aos modelos antigos, que continuam sendo vendidos, e agora levam sete pessoas. Ficaram realmente tamanho família e hightech, além de bonitas, seguras e repletas de novidades. Um deleite que cobra seu preço: são bem mais caras que os modelos nacionais.

Mas o mundo dos carros não é feito apenas por comportados familiares. Nesta edição mostramos em detalhes e com absoluta exclusividade a verdadeira bomba que os japoneses estão lançando no seleto mercado de superesportivos: o novo Nissan GT-R, que já nasce um ícone. Através de nossa parceira européia Quattroruote, tivemos a oportunidade de acelerar a supermáquina biturbo de 480 cv que acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3,5 segundos. E o disputado mundo dos SUVs não ficou para trás: comparamos três feras, BMW X5, VW Touareg e Audi Q7, que são o sonho de consumo de qualquer chefe de família que aprecie esses valentões. Veja quem leva a melhor nessa tropa de elite.

E, por falar em carros que merecem nosso respeito, conheça os detalhes da nova versão V6 do Chrysler 300 C. Um carraço que agora pode ser adquirido por um preço bem atraente no segmento, sem perder a majestade. Mas nem só de majestade vive o mundo do carro. A indiana Tata acaba de apresentar o Nano, um carro que será comercializado lá por US$ 2.500. Apresentamos o carrinho com um raio-X para que você curta cada detalhe.

Seu carro é daqueles que fazem os ladrões sonharem com uma bobeada sua para fazer crescer os índices de furto? Daqueles que a polícia tem a maior dificuldade de encontrar? Então leia nossa reportagem sobre o que o mercado disponibiliza para dificultar a ação dos amigos do alheio. Ainda nesta edição: nesta época de enchentes, saiba como recuperar um carro inundado. E ainda tem muito mais nas páginas da MOTOR SHOW. Boa leitura.

Douglas Mendonça |DIRETOR TÉCNICO