A Audi fechou 2009 com chave de ouro, na liderança entre os carros Premium na Europa. Depois de 100 anos da criação da empresa, é a primeira vez que isso acontece. Para ser líder mundial, um longo caminho ainda terá que ser seguido, e ele passa, obrigatoriamente, pelos EUA. Por isso, a Audi lançou o novo A8 em solo norte-americano. “O A8 é a bandeira da nossa marca. Ele tem um pouco de tudo que somos capazes de criar em um automóvel perfeito”, resumiu o presidente mundial da Audi, Rupert Stadler, durante o lançamento.

A carroceria continua de alumínio com a tecnologia Audi Space Frame (ASF). Só que com 25% mais de rigidez torcional. O carro cresceu em suas dimensões: agora são 5,14 m de comprimento e 1,95 m de largura. Em altura, ele está mais baixo, garantindo mais apelo dinâmico ao veículo. “Roubados” do R8, os faróis xênon plus tem tecnologia de LEDs tanto nas luzes dianteiras quanto nas traseiras.

O interior conta com um painel de instrumentos grande e redondo. O sistema de informações ao condutor, MMI, ganhou novo layout e cou mais fácil de mexer. Combinado com o sistema de navegação há um touchpad como opcional. Através do toque, o condutor pode controlar muitas funções. A tecla Start-Stop permite ao motorista ligar o motor com a chave no bolso. Os bancos dianteiros podem oferecer até 22 ajustes, além de massagem.

Inicialmente serão dois motores V8: um a gasolina e outro a diesel, que consomem até 22% menos combustível do que os motores anteriores.

O motor a gasolina V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada). O motor a diesel 4.2 tem 350 cv e acelera até 100 km/h em 5,5 segundos. A tração integral Quattro também contribui para a performance do novo Audi A8. Quem gosta de uma condução esportiva pode ainda alternar entre três características do sistema – Auto, Comfort e Dynamic. A transmissão Tiptronic é de oito velocidades e pode ser comandada através de um leve toque na alavanca de câmbio, ou nos paddles do volante.

Outra novidade do A8 é o assistente de visão noturna: através de uma câmera térmica, localizada atrás dos quatro anéis da frente do carro, um computador transforma em dados as imagens capturadas e as exibe na tela do painel. O detector de imagem visa especi camente os contornos humanos: a marcação amarela no visor signi ca pessoas detectadas. “O carro começa a ser vendido nos EUA em março, e em menos de três meses já o teremos no Brasil”, garante Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Audi Brasil.