FBI descarta ameaça de morte a piloto negro da Nascar

0
111
FBI descartou a ameaça de morte a Bubba Wallace, único piloto negro da Nascar
FBI descartou a ameaça de morte a Bubba Wallace, único piloto negro da Nascar

O FBI descartou que o pedaço de corda encontrado na garagem de Bubba Wallace, o único piloto negro da Nascar, fosse uma ameaça de morte e um ato racista. A organização da categoria divulgou hoje um comunicado com a conclusão da investigação policial.

+ Piloto morre em autódromo que consagrou Senna
+ Contra crise, pilota deixa Nascar e vira modelo pornô


“O FBI concluiu sua investigação no Autódro de Talladega e determinou que Bubba Wallace não foi alvo de um crime de ódio. O relatório do FBI determina, e evidências fotográficas confirmam, que a corta na alça da porta da garagem e amarrada em forma de laço de forca está lá desde o ano passado”, diz o comunicado.

Instagram will load in the frontend.

O caso veio à tona quando a equipe de Bubba Wallace fez a denúncia. Um pedaço de corda amarrado em forma de laço para enforcamento foi encontrado em sua garagem. O símbolo remete á época em que escravos negros eram enforcados nas fazendas de algodão do sul dos EUA.

O pedaço de corda foi encontrado por um membro da equipe de Wallace na garagem onde fica o seu carro número 43 da Richard Petty Motorsports Chevrolet no Autódromo de Talladega no Alabama. A polícia então foi acionada e iniciou uma investigação para tentar apontar o autor da ameaça.

Após a suspeita de ameaça de morte, o piloto, o único negro da Nascar, postou uma imagem com um comunicado em sua conta no Instagram. “O desprezível ato de racismo e ódio ocorrido hoje me deixa profundamente triste, e serve como um lembrete do quanto nós temos que avançar enquanto sociedade e o quão persistentes temos que ser na luta contra o racismo.”

Há algumas semanas, Wallace têm sido o mais vocal dos pilotos da categoria a pedir mudanças na Nascar e na sociedade. Ele engrossou o coro anti-racista que ganhou as ruas do mundo todo desde o assassinato de George Floyd após uma brutal abordagem policial em Minneapolis no dia 25 de junho.

Instagram will load in the frontend.

Uma das principais conquistas da luta de Bubba Wallace foi conseguir que a organização da Nasca banisse as bandeiras confederadas de seus eventos. A bandeira foi utilizada pelos exércitos escravocratas do sul dos EUA na guerra civil americana (1861 a 1865). Desde então a bandeira é utilizada como símbolo de orgulho sulista muitas vezes misturado a discursos de ódio e supremacia branca.

O banimento do símbolo racista foi significativo especialmente pela grande popularidade da Nascar especialmente entre homens brancos do sul do país.