Feito na base do VW Polo, novo Audi A1 é mostrado na Europa

As vendas do novo A1 começam no segundo semestre no mercado europeu

Divulgação

A segunda geração do Audi A1 Sportback foi revelada oficialmente pela montadora alemã. Montado sobre a mesma plataforma do VW Polo, o hatch compacto ganhou tamanho e novos sistemas de assistência ao motorista. As vendas do novo A1 começam no segundo semestre no mercado europeu.

Com 4,03 m de comprimento, o novo A1 é 5,6 cm mais longo e 1 cm mais alto (1,43 m) do que a primeira geração do modelo, conservando a medida de 1,74 m na largura. O resultado foi um ganho de 65 litros na capacidade do porta-malas (335 litros). A carroceria manteve as linhas básicas, sendo a retirada da janelinha na coluna C a mudança mais significativa. Até o desenho da dianteira está mais próxima da geração anterior do que de outros lançamentos recentes da marca, como o SUV Q8 (confira aqui).

Nas lista de equipamentos, os destaques do novo Audi A1 são o sistema de iluminação da cabine em LED com 30 opções de cores, o painel digital configurável com tela de 10,25″ em todas as versões, a central multimídia vinda dos modelos maiores da marca e o pacote de sistemas de assistência ao motorista, que inclui assistente de manutenção em faixas, piloto automático adaptativo, sistema de estacionamento automático e o alerta de risco de colisão frontal contra veículos, pedestres e ciclistas.

A gama de motores irá incluir propulsores a gasolina com potências entre 95 cv e 200 cv. Todas as versões irão contar com as opções de câmbio manual ou automatizado de sete marchas com dupla embreagem. A única exceção será o topo de linha, com um câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem como item de série.