Duas novas versões estão entre as principais novidades da linha 2009 da Volkswagen, apresentada à imprensa este mês, pouco antes do lançamento da principal estrela da marca no ano: o novo Gol. Fox Extreme e Golf Tech têm focos totalmente diferentes, e cada um deles promete fazer sucesso em sua categoria.

O Fox Extreme tem como principal apelo seu visual, para lá de descolado. Executivos da marca o definem como “tuning de fábrica”. Segundo Gerson Barone, a versão foi criada por jovens e para jovens, já que funcionários desta faixa etária, no centro de design VW, o desenharam. Suas principais características são: aplique frontal em preto fosco, farol duplo, faixas laterais nos pára-lamas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, aerofólio, volante e alavanca de câmbio com costura vermelha, moldura da lanterna escurecida, ponteira de escape, antena do teto curta, roda 15″ polida, banco com detalhes em couro e logotipo da raposa no encosto de cabeça. O sistema de som também é novo, como em toda a linha. O aparelho não toca CD: tem entrada USB para tocar MP3. Com duas portas, o preço sugerido é R$ 38.940, e com quatro portas sai por R$ 40.630.

Já o Golf Tech, segundo Fabrício Biondo, gerente executivo de planejamento de marketing, “é o embaixador do novo conceito de sistema interativo”. Com interessante aparato de som e bluetooth, a versão oferece entradas USB e SD Card na parte frontal do aparelho, possibilitando, através do bluetooth, gravar as conversas feitas dentro do veículo, ligações atendidas pelos ocupantes e até mesmo as músicas que estão tocando. Também há um GPS que, quando ligado ao bluetooth, passa as informações do aparelho para o painel – as cordenadas sonoras são transmitidas pelos alto-falantes. O modelo ainda vem com bancos que combinam couro e tecido, rodas de liga leve, soleiras e pedaleiras de alumínio com borrachas. O preço sugerido para esta versão é R$ 61.115.

Tanto o Fox Extreme quanto o Golf Tech são equipados com o motor 1.6 VHT, a maior novidade para a linha 2009. A tecnologia VHT, nos motores 1.0 e 1.6, proporciona um melhor desempenho nas retomadas sem sacrificar o consumo. Isso se deve, entre outras coisas, ao aumento da taxa de compressão do motor. A Volkswagen é a marca que promete mais novidades para este ano. Já neste primeiro lançamento, vieram surpresas agradáveis. Falta agora o Gol NF, que foi finalmente confirmado (oficialmente) pelo presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall.

Detalhes da versão tunada do Fox: soleira nas portas, desenho da raposa nos bancos, rodas de 15 polegadas e antena curta no teto. Mais à esquerda, o novo sistema de som, que substitui o CD por uma entrada para cartão de memória SD Card: em busca do consumidor jovem e “antenado”