24/03/2025 - 11:53
Em 1946 nasceu o motor de 12 cilindros da Ferrari. E de lá para cá, como diria Enzo Ferrari, fundador da empresa e escuderia, aqui está a essência da marca de Maranello, “o resto é uma derivação do modelo original”.
E as raízes da dúzia de cilindros estão presentes neste novo gran turismo, a Ferrari 12 Cilindri (veja a avaliação aqui) que chega ao Brasil por meio da Via Itália, revendedora oficial da marca no país.
O preço não foi divulgado, mas fica abaixo dos R$ 9 milhões. Vale destacar que o modelo pode ser amplamente configurado a pedido do cliente, o que pode elevar esse valor.

+ Avaliação: Ferrari 12Cilindri tem o som da paixão e da tradição (ou quase isso)
+ Ferrari: como é o novo hipercarro F80 de R$ 22 milhões; VÍDEO
Como é a 12 Cilindri de perto?
De perto, o design berlineta é impecável, parece que tudo está no seu devido lugar. De cara, é possível observar o capô gigante e as grandes entradas de ar. A frente tem uma ampla máscara em preto, que acompanha e liga os faróis.

A dianteira é uma inspiração à Ferrari 365. Mas também conta com elementos de ficção científica, uma ligação do passado com o futuro, diz a marca.
Nas laterais estão as rodas de 21 polegadas com discos de carbocerâmica e as maçanetas escondidas.

Se na frente o desenho parece sutil, atrás há linhas mais robustas, além de duas asas traseiras, que são acionadas com velocidades acima dos 60 km/h para dar mais aerodinâmica e, consequentemente, mais estabilidade ao carro.
Na fita métrica, essa Ferrari tem 4,73 m (c), 2,01 m (l), 1,29 m (a) e 2,70 m de entre-eixos. O peso é de 1.560 kg.

Interior
Por dentro, há uma tela para o painel de instrumentos de 15,6 polegadas. A central multimídia é de 10,25 polegadas, para navegação e conforto. Um terceira tela para o passageiro, de 8,8 polegadas, concede informações como força G e velocidade.
Os bancos são em formato de concha e o volante tem base reta. Vale destacar que os modos de suspensão podem ser controlados por meio de um botão vermelho no volante.

Motorização
Sob o capô está, como o próprio nome do modelo introduz, um 12 cilindros em V. O motor de 6,5 litros está disposto em 65º, na frente e é naturalmente aspirado. Ele desenvolve 830 cv de potência a 9.250 rpm e 67,8 kgfm a 7.250 rpm. A tração é traseira. A transmissão, por sua vez, é automática de oito velocidades de dupla embreagem.
Com isso, ele consegue ir de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e até 200 km/h em 7,9 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h. O consumo médio da gasolina é de 6,5 km/l.
Para estar dentro das regras de emissões, o fabricante afirma ter utilizado várias tecnologias, inclusive válvulas da Fórmula 1.

Ferrari 12Cilindri
Motor: dianteiro-central, 12 cilindros em V, 6.5, 48V
Combustível: gasolina
Potência: 830 cv a 9.250 rpm
Torque: 67,8 kgfm a 7.250 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, oito marchas, traseiro
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d/t), amortecedores ajustáveis
Freios: disco de carbocerâmica (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,73 m (c), 2,01 m (l), 1,29 m (a)
Entre-eixos: 2,70 m
Pneus: n/d
Porta-malas: n/d
Tanque: n/d
Peso: 1.560 kg (seco)
0-100 km/h: 2s9
0-200 km/h: 7s9
Velocidade máxima: 340 km/h
Consumo médio (Europa): 6,5 km/l*
Nota do Inmetro: E*
Classificação na categoria: E *(Esportivo) *estimados