“499P” este é o nome do novo Le Mans Hypercar com o qual a Ferrari disputará o Campeonato Mundial de Enduro da FIA WEC na categoria elite a partir de 2023.

A escolha do nome está associada ao passado dos protótipos, que eram identificados pela letra “P”, muitas vezes precedida pelo número de deslocamento da unidade do motor.

Ferrari 499P – Foto: Divulgação

+ Ferrari SP51: roadster sob encomenda tem V12 de 800 cv
+ Purosangue: Ferrari apresenta oficialmente seu 1º SUV; assista
+ Manobrista bate Ferrari LaFerrari; assista ao vídeo

Potência

A FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) e a ACO (Automobile Club de l’Ouest) adotaram novas normas para a categoria Hypercar, as quais levaram a Ferrari a desenvolver o protótipo de tração nas quatro rodas com motor híbrido e pesando no mínimo 1.030 quilos.

Por falar em potência, o trem de força híbrido do 499P tem 500kW (680cv) e é derivado da família V6 de dupla turbina. Ele, que compartilha a arquitetura do motor montado no 296 GT3, passou por uma profunda revisão pelos engenheiros da Ferrari. O sistema é acoplado a uma caixa de câmbio sequencial de sete velocidades.

O conjunto de baterias, com uma voltagem nominal de 900v, foi construído especificamente para este projeto.

Ferrari 499P – Foto: Divulgação

Visual

Na Ferrari 499P, a superfície dos arcos das rodas é caracterizada por grandes grelhas, destinadas a reduzir a pressão dentro das carcaças das rodas.

A frente, juntamente com os faróis, tem referências à Ferrari Daytona SP3.

A parte traseira possui uma sutil pele de fibra de carbono, deixando as rodas e a suspensão visíveis. A cauda é caracterizada por um spoiler horizontal duplo; e o spoiler principal e as abas superiores foram projetados para garantir “a força descendente necessária para o máximo desempenho”, diz a Ferrari.

O spoiler inferior também apresenta uma “barra de luz”. Faltou falar das entradas de ar multiaérea que alimenta a admissão do motor V6 e fornece resfriamento para a bateria e a caixa de câmbio.

Ferrari 499P – Foto: Divulgação

Passado e futuro

Para a Ferrari, “o carro é o resultado de uma visão orgulhosamente enraizada no passado que levou à lenda de hoje, permitindo à empresa alcançar 22 títulos mundiais e 9 vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans”.

A estreia do 499P, que ocorre no próximo “1.000 Miles of Sebring”, inclui uma versão do esquema de cores do 312 P dos anos 1970 – de 50 anos atrás. Por isso, um dos carros de enduro Maranello será adornado com o número 50, enquanto o outro usará 51.

PreviousNext

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Uber permite que motoristas gravem corridas pela câmera do celular no Brasil
+ Marca de luxo da Chery, a Exeed, prepara vinda ao Brasil em 2023
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Fórmula 1: GP do México ocorre neste fim de semana; veja os horários
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Câmara aprova Projeto de Lei que proíbe remoção de veículo estacionado de forma irregular
+ Licenciamento em SP: grupo deve pagar taxa neste mês; veja o calendário
+ Motoristas com boa conduta terão benefícios a partir desta quinta (13)
+ Carros da Jeep e Fiat têm ‘surpresas escondidas’; conheça os easter eggs da Stellantis
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990