17/09/2025 - 7:00
Quando se fala em Ferrari Testarossa, muita gente lembra do clássico modelo produzido entre 1984 e 1996, que trazia visual mais limpo e quadrado. Na sua época, a Testarossa foi um dos grandes sucessos da marca de Maranello: teve quase 10 mil unidades produzidas nesses doze anos. Agora em 2025, ela volta, mas num outro formato…
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Nova 849 Testarossa ainda não está em produção
A nova Testarossa traz antes o número 849, que indica os 8 cilindros em “V” do motor e os 49 cm³ de deslocamento do conjunto. Ainda assim, apesar de parecer pronta, a 849 não deve entrar em produção tão cedo: a previsão é meados de 2026. Esteticamente, apesar de ela trazer a nova identidade visual da Ferrari, com linhas mais sérias, há elementos que lembram a Testarossa original, aquela de traços mais quadrados, linhas ascendentes e traseira de formas quadradas. Uma pegada retrô.

1.050 cv totais
Mecanicamente, porém, esqueça o motor de doze cilindros em V de 180º da Testarossa original: a nova 849 vem com um V8 4.0 biturbo, com aproximadamente 830 cv de potência, associado a três motores elétricos, que juntos entregam 220 cv. No total, a potência combinada é de 1.050 cv, com torque total de quase 85 mkgf.

Esse V8 biturbo não é inédito, mas recebeu aprimoramentos diversos, o que permitiu um ganho de 50 cv frente ao da antecessora, SF90. Bloco, cabeçotes, sistema de alimentação, superalimentação, coletores, arrefecimento, e outras partes são novas.
A potência total é brutal, ainda mais considerando tudo isso num esportivo de 1.700 kg, com distribuição de peso quase ideal (44% na frente e 56% atrás). Graças aos 1.050 cv totais, inclusive, a 849 passa a ser a Ferrari de produção em série mais potente da história da fabricante. São só 1,5 kg de peso para cada cv do motor!

Híbrida plug-in
O powertrain não é só híbrido, como também tem tecnologia plug-in, podendo ser recarregado em fontes externas de energia (cerca de 7,5 kWh de capacidade das baterias). Os dois motores elétricos dianteiros, em conjunto com o V8tão traseiro, permitem a tração nas quatro rodas e um belo sistema de vetorização de torque, melhorando o resultado em curvas e acelerações. Ainda há 25 km de autonomia elétrica, situação em que o esportivo roda apenas com tração dianteira.

Números de desempenho? Assustadores 2,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, ou 6,3 segundos de 0 a 200 km/h. Um Fiat Pulse Abarth demora mais do que isso para chegar na metade da velocidade. Além disso, a nova Testarossa integra com folga o “time dos 300”, com velocidade máxima de 330 km/h.
Aerodinâmica

Para conseguir lidar com esses números de desempenho, o processo total de desenvolvimento do novo modelo foi pensado também pelo lado aerodinâmico. Há spoilers, saias, tomadas de ar e outros adereços, inclusive ativos, pela carroceria. A 250 km/h, por exemplo, a fabricante italiana diz que a 849 Testarossa consegue mais de 415 kg de downforce total.

Enquanto isso, elementos mecânicos como direção, suspensões e freios acompanham as evoluções. No geral, boa parte dos seus elementos mecânicos são emprestados da antecessora SF90, porém há evoluções em todos eles: são 10% a menos de rolagem lateral da carroceria, por exemplo.

Também tem conversível…
A 849 foi desenvolvida com as opções de carroceria fechada e conversível (Spyder), essa segunda com uma capota que se fecha em apenas 14 segundos, desde que a velocidade não exceda os 50 km/h. Ah, e claro: no interior não podem faltar telas para multimídia e instrumentos, conexões sem fio com celular, opção de bancos mais confortáveis ou esportivos, bem como volante com vários botões, incluindo o de partida. Bela “macchina”…
