PreviousNext

Um dos automóveis mais míticos do final dos anos 1980, a Ferrari F40 completou nesta sexta-feira (21) os 30 anos do seu lançamento. O superesportivo foi o último carro da marca de Maranello desenvolvido sob a supervisão do fundador da marca, Enzo Ferrari.

Baseado na 308 GTB e no protótipo 288 GTO Evoluzione, a Ferrari F40 foi criada para comemorar os 40 anos de fundação da Ferrari (daí o 40 no nome do modelo) e ser o melhor automóvel produzido pela empresa até então.

No prazo de apenas 13 meses, os engenheiros da marca desenvolveram um novo chassi para receber uma carroceria Pininfarina, com linhas que remetiam diretamente aos modelos de competição. No mesmo período, o motor V8 biturbo, vindo da 288 GTO Evoluzione, foi preparado para a F40.

Sem contar com direção hidráulica, freios assistidos e os auxílios eletrônicos vistos nos esportivos atuais, o supercarro é conhecido pelo seu comportamento brutal, que exige um motorista com talento e técnica de um piloto.

Colocado em posição central-traseira, o propulsor desenvolve 478 cv e, em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas, fez da F40 a primeira Ferrari de produção a ultrapassar a marca dos 320 km/h.

Foram produzidas 1.311 unidades do modelo entre 1987 e 1992.