PreviousNext

Tão importante quanto o sucesso, é o fracasso. É com ele que se aprende e trilha novos caminhos. Isso se aplica muito à indústria automobilística. Mas nem sempre lembramos que marcas como Ferrari e Lamborghini também patinam em alguns projetos.

+ Ferrari processa ONG por exclusividade em nome de SUV
+ Exclusivo: aceleramos o Lamborghini Huracán “aventureiro”
+ Do DeLorean ao Pontiac Aztek: os carros salvos pelo cinema

A Ferrari se prepara para lançar a SUV Purosangue, a Lambroghini já está nesse segmento com o Urus. Mas, elas também já erraram antes. Selecionamos abaixo sete momentos em que grandes marcas de carros esportivos erraram feio ao arriscarem novos modelos.

Ferrari Mondial 8

Ferrari Mondial 8
Ferrari Mondial 8 Foto: GeekstreetOwn work, CC BY-SA 4.0, Link

Lançada em 1980, a Ferrari Monrial 8 recebeu poucas críticas. As principais eram relacionadas ao design do carro, que tinha o teto mais alto e menos curvas aerodinâmicas. O banco traseiro também não agradou os puristas. Apesar disso, o modelo chegou a vender bem. Mas seu desempenho nas ruas era um fracasso, principalmente por conta de um problema no sistema de injeção. A Time classificou esse como o 8o. pior carro de todos os tempos.

Lamborghini LM002

Lamborghini LM002
Lamborghini LM002 Foto DetectandpreserveOwn work, CC BY-SA 3.0, Link

Nascida como um projeto especial para o Exército dos EUA, a Lamborghini LM002 foi preterida pelo militares. Mas o fracasso inicial não parou a montadora italiana. Após alguns ajustes no design, o modelo foi lançado comercialmente e oferecido entre 1986 e 1993. Menos de 400 unidade foram comercializadas. Hoje, a Lamborghini oferece a SUV Urus.

Maserati Biturbo

Maseratti Biturbo
Maserati Biturbo Foto Mr.choppersOwn work, CC BY-SA 3.0, Link

No no final dos anos 80, a Maserati estava focada em lançar um esportivo que fosse para toda a família. O fracasso do Biturbo, para muitos, é um dos motivos da montadora ter praticamente abandonado o mercado americano a partir de 1991. Ela só conseguiu retornar de fato aos EUA quando lançou o Maserati Spyder, em 2002.

Triumph TR7

Triumph TR7
Triumph TR7 Foto VauxfordOwn work, CC BY-SA 4.0, Link

O nascimento do Triumph TR7 foi problemático. O carro deveria ser lançado em 1974, mas chegou ao mercado apenas dois anos mais tarde. Não demorou para que diversos problemas mecânicos fizessem do esportivo um fracasso. A maioria dos defeitos foram corrigidos numa nova versão em 1980. Mas era tarde demais. O modelo foi descontinuado no ano seguinte.

DeLoreran DMC-12

Delorean DMC-12
Delorean DMC-12 Foto Kevin Abato, www.grenexmedia.com – Own work, CC BY-SA 3.0, Link

A grande maioria das pessoas conheceu o DeLorean DMC-12 apenas no filme De Volta Para O Futuro de 1985, no qual o carro é transformado em uma máquina do tempo. Mas a falta de notoriedade do modelo tinha um motivo: na vida real o DeLorean era um fracasso. Os principais problemas eram o sistema elétrico, má qualidade na construção e baixa potência do motor. Ainda assim, o modelo ganhou 300 réplicas construídas em 2016.

Plymouth Prowler

Plymouth Prowler
Plymouth Prowler Foto Ildar Sagdejev (Specious) – Own work, CC BY-SA 4.0, Link

Como muitos lançamentos na década de 1990, o Plymouth Prowler estava destinado ao fracasso. Ainda que seu design tenha chamado bastante a atenção, fazendo um resgate dos clássicos hot rods, faltava ao Prowler um característica importante: potência. O modelo passou sua vida sendo criticado por isso, e foi descontinuado em 2002.

Chevrolet SSR

Chevrolet SSR
Chevrolet SSR Foto IFCAR – Own work, Public Domain, Link

Chevrolet SSR tem esse nome como abreviação de “Super Sport Roadster”. Lançado em 2004, não demorou para ver que ele não era nem roadster, nem super. Novamernte o fracasso do modelo foi atribuido ao que estava sob o capô. O motor sem potência não sustentava o peso do carro. A Chevrolet descontinuou o modelo em 2006.