O “Menino Ney” tem carro novo na garagem, e já comemora isso nas redes sociais. A mais recente conquista do jogador é também o primeiro SUV desenvolvido pela Ferrari, o Purosangue. O modelo chega ao Brasil através da Via Itália, representante oficial da marca do “Cavallino Rampante”, e custa, pelo menos, R$ 7,5 milhões. Isso sem nenhum opcional ou extra, o que pode elevar bastante seu preço.  

Foto: reprodução/Instagram @neymarjr

O exemplar do jogador é pintado de preto fosco e traz detalhes em vermelho pela carroceria. Por dentro, destaque para as soleiras de portas com a inscrição do nome do atleta, um item de personalização adicionado por Neymar. Outro jogador mundialmente famoso que tem um exemplar da Purosangue na garagem é Cristiano Ronaldo, porém o carro do português é azul marinho.  

Foto: reprodução/Instagram @neymarjr

Na época em que foi lançado no Brasil, no final de 2023, o SUV da Ferrari tinha fila de espera mundial de pelo menos dois anos. Ou seja: Neymar pode ter adquirido sua Purosangue logo após a estreia, mas só recebeu o “brinquedo” agora.  

Sob o capô, um motorzão V12 com 6.5 litros e aspiração natural, que entrega nada menos que 725 cv de potência com cerca de 73 mkgf de torque, dos quais 80% já estão disponíveis a apenas 2.100 rpm. Isso significa acelerações mais imediatas e “estilingadas” mais poderosas na hora de pisar fundo. A transmissão é automatizada de oito velocidades, com tecnologia semelhante à da Fórmula 1.  

Purosangue – Foto: Ferrari/divulgação

O sistema de tração integral dá conta de manter a direção do “bólido” mais segura. Quem ajuda nisso é a disposição mecânica, que garante distribuição de peso de 49% na dianteira e 51% na traseira, beirando a perfeição. O motor V12 é central-dianteiro, o câmbio é traseiro e a unidade de transferência de torque vai na frente, logo depois do motor.  

Purosangue – Foto: Ferrari/divulgação

Ainda há um sistema de suspensões ativas, que reduzem a inclinação e oscilação da carroceria durante acelerações. Além disso, o eixo traseiro do modelo é capaz de esterçar também as rodas de trás, facilitando manobras e, claro, melhorando a condução do esportivo em curvas rápidas, por exemplo.  

Purosangue – Foto: Ferrari/divulgação

Segundo a marca, são apenas 3,3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com máxima de 310 km/h. Para ir de 0 a 200 km/h, a Purosangue demora apenas 10,6 segundos, ou o mesmo que um carro comum leva para atingir metade dessa velocidade. Ajuda nesse bom desempenho uma série de soluções aerodinâmicas ativas aplicadas pela carroceria.  

Purosangue – Foto: Ferrari/divulgação

Apesar do porte grande, que beira os 5 metros de comprimento, supera os 2 metros de largura e 3 metros de entre-eixos, o SUV da Ferrari comporta apenas quatro passageiros, no estilo 2+2. O porta-malas, porém, é espaçoso, com 473 litros.  

Purosangue – Foto: Ferrari/divulgação

Primeiro utilitário esportivo da marca, o modelo também é o mais longo Ferrari já fabricado em série, e também o único da história da fabricante com quatro portas. As traseiras, inclusive, têm abertura para trás, tipo “suicida”.  

Purosangue – Foto: Ferrari/divulgação

Além da Purosangue, Neymar Jr. tem outros modelos de respeito em sua garagem. Um deles é um Lamborghini Huracan STO, superesportivo que vale mais de R$ 6 milhões, e usa motor V10 5.2 naturalmente aspirado, com 640 cv de potência e torque acima dos 57 mkgf. Nesse caso, são cerca de 3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.  

O jogador ainda tem um currículo automotivo que inclui Bentley Continental GT avaliado em R$ 3,5 milhões, Mercedes-Benz Classe G de mais de R$ 1,5 milhão, Porsche 911 GT3 RS de quase R$ 2 milhões, entre outros bólidos.  

Porsche 911 GT3 – Crédito: Divulgação