Com “narizinho” de tubarão, motor V8 e uma capota de tecido, a nova Ferrari Roma Spider é uma espécie de futuro do passado e praticamente uma releitura da 365 GTS4.

Ferrari 365 GTS4 – Crédito: Divulgação/Ferrari
Nova Ferrari Roma Spider (Crédito: Mauro Balhessa)

O fato é que a própria marca de Maranello ressalta que o modelo reinterpreta de forma contemporânea o estilo italiano dos anos 1950 e 1960.

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Visual

Para conhecer de perto a Roma Spider, a Ferrari São Paulo convidou jornalistas para o lançamento oficial no Brasil.

Confesso que pelas imagens de divulgação, quando foi revelada no ano passado, achei bem estranha, e que nem parecia uma Ferrari.

Ferrari Roma – Foto: Divulgação

No entanto, ao vivo é outra coisa (o vermelho também ajudou). Talvez eu tenha ficado pelo menos uns dez minutos parado, apenas a observando. E ao encara-la, o homem e a máquina, gostei do resultado.

Motor

Todo esse capozão, que de fato é gigante, guarda um motor V8 3.9l em 90° com turbocompressor duplo (premiado como propulsor da década), que despeja 620 cv de potência (5.750-7.500 rpm) e 760 Nm de torque (3.000-5.750 rpm). E o que falar do ronco? Sensazionale!

Ferrari Roma Spider – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

A transmissão é automática de dupla embreagem e oito velocidades. Com isso, o modelo chega aos 100 km/h em 3,4 segundos.

Visual

Lado a lado com ela, o visual impressiona e, tirando a grade frontal, o design se mostra impecável. São 4.656 mm de comprimento, 1.974 mm de largura, 1.306 mm de altura e a distância entre-eixos conta com 2.670 mm. Apesar da frente avantajada, a distribuição de peso fica com 48% na dianteira e 52% na traseira.

Ferrari Roma Spider – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Segundo a Ferrari, a frente com superfície na cor carroceria e perfurada serve para melhorar o resfriamento do motor, além de ser o novo conceito de grade da marca.

Ferrari Roma Spider – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Os faróis em LED lineares invadem as laterais e são bem afilados. A musculatura, rodas, e detalhes da marca pelo carro fazem jus ao nome.

Ferrari Roma Spider – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Outro destaque é a capota, que conta com tempo de abertura e fechamento de 13,5 segundos em velocidade máxima de 60 km/h. Ela também pode ser personalizada, com a possibilidade de selecionar costuras contrastantes.

A traseira, apesar de diferentona, é bem resolvida. É possível observar uma linha bem definida, as quatro lanternas e quatro escapes.

Ferrari Roma Spider – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

Interior

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Ao entrar, parece que a Roma fala de forma silenciosa: benvenuto! O banco me abraça e o volante com o cavalinho parece incrivelmente bom de pegar e guiar. O interior segue os aspectos da Roma convencional, com um duplo cockpit. Os assentos são ergonômicos, aquecidos e tem 18 ajustes eletricamente.

Ferrari Roma Spider – Crédito: Mauro Balhessa/IstoÉ

O painel de instrumentos é totalmente digital e tem conectividade sem fio via Wi-Fi por meio de Android Auto ou Apple CarPlay. Para isso, há uma tela central de 8,4 polegadas.

Mercado

Entre a Roma Spider branca com a capota cinza e a vermelha, prefiro o imaginário da marca com carroceria em “rosso”.

Nova Ferrari Roma Spider (Crédito: Mauro Balhessa)

A Ferrari Roma Spider é comercializada a partir de R$ 3,95 milhões.No Brasil, as 20 unidades já encomendadas do modelo devem chegar até o fim do ano.

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