Está cansado das Ferraris atuais e está em busca de algo mais exclusivo? Então esta Ferrari Pinin de 1980, com apenas 250 km registrados no hodômetro, é o seu número. O exemplar está a venda na loja italiana Purosangue Maranello por US$ 795 mil (cerca de R$ 2,5 milhões).

Além da carroceria sedã, algo incomum para uma máquina de Maranello, o exemplar é único. Foi produzido como um conceito estático para comemorar os 50 anos do estúdio de design Pininfarina e exposto pela primeira vez ao público no Salão de Turim (Itália) de 1980. Até 1993, o exemplar fez parte do acervo do estúdio, até ser vendido para um colecionador belga de Ferraris, que por sua vez repassou o conceito em 2008 para o dono atual. 

O último proprietário realizou então a transformação da Ferrari Pinin em um carro funcional. Para isso, a carcaça do motor 4.9 V12 (herdado da Ferrari 512BB), foi trocada por uma unidade funcional do mesmo propulsor, que desenvolve 365 cv. Foi instalado ainda o câmbio manual de cinco marchas do mesmo modelo. Além disso, o chassi foi modificado para receber os periféricos, como o radiador.

Quem comprar a máquina leva para casa, além do motor original, uma farta documentação sobre o histórico e o processo de transformação de uma maquete em proporções reais em um carro de verdade.