Concebido em 1957, o Fiat 500 passou por várias transformações até chegar em sua versão elétrica comercializada atualmente.

Seja “Cinquecento” ou “Quinhentos”, o pequenino já teve mais de seis milhões de unidades comercializadas, é vendido em mais de 100 países e acumula mais de 40 prêmios em seu currículo.

O Fiat 500 também teve dezenas de séries especiais, como a recente La Prima by Bocelli, com sistema de som refinado desenvolvido em parceria com o maestro Andrea Bocelli.

Outros destaques são as séries em parceria com grifes famosas, como a Gucci (vendida no Brasil), Armani e Bvlgari.

Fiat 500 Gucci | 2012 – Foto: Divulgação

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O nascimento

Projetado por Dante Giacosa, o 500 foi lançado em 4 de julho de 1957, na Europa, após a Segunda Guerra Mundial.

Havia uma necessidade de dar mobilidade às populações com poucos meios. A saída foram os automóveis pequenos e baratos – no preço, na produção e, sobretudo, no consumo de combustível. Dessa forma, surgia o Fiat 500 na Itália.

Seu pequeno motor de 479 cm³ e dois cilindros produzia 13 cavalos de potência. Com seus 3 metros de comprimento e 500 kg de peso, ele trafegava com desenvoltura pelas estreitas ruas europeias. Suas portas se abriam para a frente, com dobradiças na metade do carro.

Linha do tempo

Nos anos seguintes ele foi ganhando novidades: versão Sport em 1958 com motor mais potente e Nuova 500 C em 1959, uma versão cabriolet.

Na década seguinte ainda chegaram a Giardiniera (SW) em 1960; a Nuova 500 F em 1965, que se tornaria a mais popular de todas as versões do modelo, com portas passaram a se abrir para trás, e, em 1968, foi a vez da mais luxuosa versão entrar no mercado: a Nuova 500 L, com detalhes cromados em toda a carroceria e interior em couro.

Nuova Fiat 500 F | 1965 – Foto: Divulgação

Em seus primeiros anos de vida (até 1975), aproximadamente quatro milhões de unidades do Fiat 500 original foram produzidas na Europa. O piccolo carro contribuiu para a motorização do continente naquela época.

Em 2007, quando seu lançamento completou 50 anos, ele foi reestilizado, unindo o autêntico padrão retrô à modernidade. Vale dizer que mais de dois milhões de unidades do Fiat 500 relançado em 2007 já foram vendidas até hoje.

Novo 500e no Brasil

Pouco depois, em 2009, foi a vez do Brasil receber o modelo já em sua terceira geração. O 500 chegou equipado com itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade).

Fiat 500 no Brasil | 2009 – Foto: Divulgação

Em 2021, a Fiat lançou no país o 500 na versão 100% elétrica.

Com autonomia de até 320 quilômetros, o Fiat 500e tem motor elétrico que entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. Seu torque alcança 220 Nm. Isso faz com que o modelo necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

Veja a avaliação completa do Fiat 500e, neste link.

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