Confirmado: a Fiat vai lançar uma nova geração do hatch Argo no Brasil, ainda em 2026. Na realidade, trata-se daquela releitura do Fiat Grande Panda europeu, mas que, aqui no mercado nacional, vai manter o nome do atual hatch compacto da marca. Outras opções eram o renascimento do Uno, ou mesmo conservar o nome de Grande Panda, como ele é chamado na Europa. Porém, nós o teremos como Novo Argo.  

+Avaliação: quer um automático 0 km barato? Eis o Fiat Argo Drive CVT

+Citroën C3 XTR e Aircross XTR: afinal, como são as novas versões?

Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

CEO confirma Novo Argo

Essa informação foi confirmada pelo CEO Global da Fiat, Olivier François, em entrevista ao Auto Infos, site francês do meio automotivo. Segundo ele, o modelo não será exclusivo daqui: também vai parar em outros mercados da América do Sul (como Argentina), do Oriente Médio (como Turquia), e no continente Africano, em países como Argélia ou Marrocos, por exemplo. É um progresso dos planos da Fiat de criar modelos cada vez mais globais. E, nesse caso, o nome Argo promete atravessar continentes pela primeira vez.  

Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

Grande Panda: base de tudo

Esse carro, o Grande Panda, será uma base bem forte para o Novo Argo nacional. Um será praticamente irmão gêmeo do outro, para facilitar processos de produção, fabricação de componentes e o próprio desenvolvimento do projeto do modelo. Espere um hatch altinho, com linhas retas e desenho quadrado, como manda a nova diretriz de design da fabricante italiana. Algo que remete, inclusive, ao atual Citroën C3. 

Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

Plataforma de Peugeot e Citroën

Isso é facilmente explicado: o Grande Panda é feito sobre a plataforma modular CMP, a mesma do C3/Basalt/Aircross, e também dos novos Peugeot 208 e 2008. É uma boa evolução frente a base MP1 do atual Argo, que mescla componentes do projeto de meados dos anos 2010 com partes de plataforma e mecânica do Punto de primeira geração, lançado mundialmente há mais de 20 anos. A CMP promete ganhos em segurança, dirigibilidade, rigidez estrutural e, claro, permite eletrificação. 

Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

Dimensões

O Novo Argo tende a ser um carro mais crescido frente a geração atual. Levando em consideração as medidas do Grande Panda, deve rondar os 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos na casa dos 2,54 m, com porta-malas de excelentes 360 litros declarados. Hoje, o Argo tem 4,03 m X 1,73 m X 1,51 m X 2,52 m, na ordem, com 300 litros de porta-malas.  

Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

Mecânica

O Novo Argo, ainda assim, tem a missão de ser um carro barato. Por isso, manterá o esquema de suspensões com McPherson na frente e eixo de torção atrás, e a maioria (senão todas) as versões usarão freios traseiros a tambor. Nada de multilink, discos traseiros, freio de mão eletromecânico ou outras regalias: falamos de um modelo compacto, de entrada.  

Fiat Grande Panda
Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

Motorização

Na motorização, as grandes apostas estão sobre a dupla imbatível da Fiat atual: 1.0 Firefly aspirado com transmissão manual de cinco marchas (que, aliás, já move algumas versões do Grande Panda europeu), ou então o 1.0 turboflex GSE-T3, este acoplado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas. A segunda opção, possivelmente, virá acompanhada da tecnologia híbrida-leve de 12 Volts, ao menos em versões mais caras. 

Fiat Grande Panda na Europa – Foto: divulgação

Ou seja, teremos um Novo Argo com dois patamares de powertrain: naturalmente aspirado, com cerca de 75 cv de potência e câmbio manual nas versões mais baratas, ou então turboflex com injeção direta, 130 cv, câmbio CVT e até tecnologia híbrida-leve nas mais caras. Nesse meio do caminho, vale lembrar, ainda pode estar o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, junto do câmbio manual ou do CVT, como aposta para configurações intermediárias.  

Equipado

Nos equipamentos de série, mais uma vez, não dá para esperar muito de um hatch compacto. Ainda assim, níveis de tecnologia e segurança tendem a ser ampliados frente ao Argo atual: itens como 6 airbags, faróis em LED, instrumentação digital, multimídia grande, e assistentes de condução (ADAS) mínimos devem figurar no pacote, junto de ar digital automático, chave presencial e afins.  

PreviousNext

Argo atual deve seguir em linha

O Argo que conhecemos? Calma! Ele pode seguir em linha. Apesar de dividir a fábrica de Betim (MG) com o futuro sucessor, o hatch atual continuará sendo fabricado como opção mais barata, de acordo com o site Autos Segredos, apenas numa inédita versão Urban. Isso, ao menos, até a nova geração alavancar totalmente nas vendas.