O lançamento do Fiat 500X Hybrid está entre as novidades mais importantes confirmadas pelo grupo ítalo-americano FCA ontem, 24, depois que o governo italiano aprovou uma garantia pública para um empréstimo de 6,3 bilhões de euros destinado à Fiat Chrysler (FCA), fragilizada pela crise do novo coronavírus (leia mais aqui).

Diferentemente do irmão Jeep Renegade, no entanto, o SUV italiano não usará um conjunyo mecânico da série 4xe: não ser híbrido plug-in, portanto, mas terá um sistema híbrido leve de 48 volts mais simples (e mais barato).

O novo módulo de motor GSE / MHEV será desenvolvido em Termoli (CB) e poderá ser combinado com os novos motores turbo-gasolina 1.3 da família Firefly, dos quais já existe uma versão micro híbrida (usada no Fiat Panda e 500 Hybrid) do motor três cilindros.

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TAMBÉM NOS JEEP COMPASS E RENEGADE

O motor que caracterizará o novo híbrido 500X também será também oferecido no Jeep Renegade e no Compass: os três modelos eletrificados serão produzidos na fábrica de Melfi em Basilicata. A Fiat do Brasil não confirma produção nacional, que é pouco provável nas atuais condições.

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O “COMPASS” DA ALFA

Conforme antecipado pelo plano industrial apresentado nos últimos meses, o grupo FCA colocará em produção um novo SUV do segmento C da marca Alfa Romeo. O novo utilitário esportivo do Biscione será posicionado sob o Stelvio, com dimensões que não devem se desviar excessivamente daquelas do Jeep Compass.

2019-Tonale

 

O carro será produzido na fábrica de Pomigliano em Campania, mas, no momento, não há outras informações: o novo Alfa deve derivar do conceito Tonale apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2019 e pode retomar essa denominação, propondo-se desde a estreia com motores híbridos (também plugar).

O SUV DE ENTRADA DA MASERATI

A eletrificação da linha Maserati começará em 15 de julho, quando a marca de Modena apresentará o Ghibli híbrido. Pouco depois, ele será acompanhado por uma versão híbrida do SUV Levante.

2019-Maserati-Suv-compatta

Os dois carros serão produzidos em Turim, onde também nascerão os novos GranTurismo e GranCabrio (também oferecidos com trem de força elétrico completo). Este último, no entanto, não será as únicas emissões zero na linha da marca do tridente: o superesportivo MC20 também terá uma versão a bateria.

O dois lugares com motor central será produzido em Modena e trará a marca de volta ao mundo das corridas. Para expandir seus volumes de produção, a Maserati também tem outra novidade: em Cassino (FR), em breve um SUV entrará em produção para ficar posicionado abaixo do Levante e ao lado de Ghibli no segmento D, como novo SUV de entrada da gama.

Reportagem de Gian Luca Pellegrini, de nossa parceira Quattroruote

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