A briga é boa. Volkswagen e Fiat comemoraram a liderança do mercado brasileiro em 2025, e, não, elas não venderam a mesma quantidade de carros. Por mais que esses anúncios causem confusão, antes vale contar como foi o ano de cada uma das marcas, que tiveram bons 12 meses de share aqui no Brasil. A liderança de verdade? Te explico mais adiante… 

+Fiat Strada 2026 sai mais barata que Kwid intermediário em oferta

+Avaliação: VW Polo Sense 2026 é um baita negócio que pouca gente lembra

PreviousNext

Como foi o ano da Fiat

A Fiat emplacou quase 534 mil veículos por aqui em 2025, beirando os 21% de marketshare (participação de mercado). Teve, na liderança, a picapinha Strada, que se saiu bem em todos os 12 meses do ano: teve quase 143 mil unidades emplacadas, e foi o automóvel mais vendido no geral na maioria de 2025.  

Fiat Strada Ranch T200 – Foto: Lucca Mendonça

Se somada a Strada com a Toro e a Titano, a trinca garantiu a liderança do mercado de picapes no Brasil em 2025 para a Fiat, também (201 mil unidades, 42% de share). O mesmo aconteceu com a categoria dos hatches, impulsionada por Argo e Mobi: a marca italiana somou 175 mil emplacamentos e fechou com 28,4% do mercado. O mesmo aconteceu nas vans: Fiorino, Scudo e Ducato somaram 35% de participação. 

Fiat Argo Drive CVT S-Design – Foto: Lucca Mendonça

VW também comemora

Já a Volks acumulou 436,3 mil carros vendidos em 2025. Isso lhe garantiu 17,1% de participação de mercado. Nos dois casos, menos que a Fiat. De qualquer forma, o queridinho do ano foi o SUV pequeno Tera, que hoje já briga pela liderança geral do mercado brasileiro, levando em conta que o Polo é o carro de passeio mais vendido. 

VW Tera TSI manual – Foto: Lucca Mendonça

Além do Polo, que emplacou quase 123 mil carros nos doze meses (foi o hatch mais vendido do ano), o T-Cross conseguiu ser o líder nos emplacamentos de 2025 quando o assunto é SUVs, em que pese alguns meses de queda nas vendas, por adequações nas linhas de produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR). No fim das contas, o modelo fechou o ano com quase 93 mil exemplares comercializados. 

VW Polo Sense 2026 - Foto: Lucca Mendonça
VW Polo Sense 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Somando ele com Tera, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, a Volks acumulou quase 205 mil SUVs emplacados em 2025. No mais, a Saveiro conseguiu a vice-liderança dentre as picapinhas, ao passo que Tera e T-Cross superaram com certa folga os rivais dos seus respectivos segmentos.  

E aí: quem foi líder?

Mas, voltamos à pergunta inicial: a liderança de vendas ficou pra Fiat ou para a Volkswagen? A resposta é: depende! Oficialmente, para a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e outros órgãos, a Strada, que alavancou bastante os emplacamentos da Fiat, é considerada um veículo comercial leve, junto com caminhonetes maiores, furgões e vans de passageiros. 

Fiat Strada Endurance – Foto: Fiat/divulgação

Por isso, considerando só carros de passeio, quem leva a melhor é a Volks, mesmo tendo a Saveiro também registrada como comercial leve. Então, a fabricante alemã foi sim líder de vendas, mas sem considerar os comerciais. Por outro lado, a Fiat, com bons números de Strada, Fiorino, Scudo, Toro, Titano e cia., foi a marca que mais emplacou no total, somando modelos de passeio com comerciais leves.  

VW T-Cross Highline 2025 – Foto: Lucca Mendonça

Esse é um duelo que dá o que falar. Tanto é que há quem nem considere a Strada como o carro mais vendido do mercado nacional, alegando que se trata de um automóvel comercial. Nesse caso, a liderança vai para o VW Polo, segundo colocado. Tudo depende do que você considera: Strada conta como carro de passeio ou não?