23/06/2025 - 12:33
A Fiat, muito em breve, vai lançar a linha 2026 do seu SUV cupê Fastback. Assim como aconteceu com o Pulse, ele trará novidades visuais e na lista de equipamentos de série, adotando uma linguagem de design mais atual da marca. Os flagras vistos aqui apareceram no perfil Fiat Fastback Club no Instagram (@fiatfastback). Mas, o que muda no modelo? Já adianto que nada muito profundo…
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Novo visual do Fastback
Na realidade, ele recebe um novo para-choque dianteiro, com linhas mais retas e vincadas, enquanto a grade foi totalmente redesenhada, com aletas verticais ao invés do estilo colmeia, presente desde sua estreia, em 2022. Para deixar a estética mais harmônica, o Fastback passa a vir com os acabamentos plásticos das caixas de rodas pintados na cor da carroceria, assim como já acontecia na versão esportiva Abarth. As rodas, aliás, foram totalmente renovadas, e seguem entre aro 17 e 18, de acordo com a configuração.
A traseira muda pouco (apenas retoques no para-choque), assim como o interior, que, dependendo da versão, pode ter novidades de forrações e acabamentos. Ao que tudo indica, os novos bancos dianteiros com ajustes elétricos para o motorista, que surgiram no Pulse Abarth, deverão ficar restritos apenas ao Fastback Abarth. Ou seja, o SUV cupê mantém os bancos anteriores nas versões convencionais.

Versões
Falando nas versões, são esperadas mudanças no catálogo. Audace (carro prata) e Impetus (carro branco), ambas com motorização híbrida-leve, continuam com os mesmos nomes. A antiga “Limited Edition by Abarth”, com motor 1.3 turboflex e câmbio automático de seis velocidades, agora passa a se chamar apenas “T270”, de acordo com os emblemas do exemplar flagrado (carro cinza). A “T200”, de entrada, e a Abarth esportiva ainda não foram vistas, mas deverão seguir em linha.
Como boa nova, há um teto panorâmico fixo com cortina elétrica, que deverá ser item de série das versões mais caras. Além dele, as fotos também indicam outras novidades. A unidade branca, da versão Impetus T200 Hybrid, mostra inéditos monitores de ponto-cego, item que o Fastback não dispunha até então. Há chances de ele acompanhar o alerta de tráfego cruzado traseiro, que opera justamente com base nos tais monitores.
Motorização
Debaixo do capô, boa parte das configurações traz o motor 1.0 turboflex de três cilindros e 12 válvulas (T200), gerando 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), que vem sempre emparelhado ao câmbio automático tipo CVT com sete marchas simuladas. Nas opções 1.0 turboflex mais caras, ainda há o sistema MHEV (híbrido-leve), que tem motor de arranque e alternador unidos, para gerar um propulsor elétrico adicional que ajuda a mover o carro com 4 cv e 1 mkgf extras.

A versão T270 (antiga “Limited Edition by Abarth”), é a única diferentona: usa o 1.3 turboflex de quatro cilindros, que gera 180/185 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), associado ao câmbio automático de seis velocidades. Esse é o mesmo powertrain do Fastback Abarth, esportivo legítimo, que ainda não foi flagrado com as novidades da linha 2026.
Também não são esperadas novidades mecânicas ou estruturais, o que pode indicar dimensões praticamente idênticas as da linha anterior, assim como tamanho de porta-malas ou nível de espaço interno. Como contraponto, é quase certo que o Fastback continuará com os freios a tambor nas rodas traseiras (dispensando os discos), e deverá seguir com a limitação dos 4 airbags, apenas.
Quanto custará?
A tabela de preços do Fastback 2026 ainda é um mistério. Seu irmão Pulse, por exemplo, encareceu pouco nas versões 1.3 CVT e 1.0 turboflex para peitar o VW Tera, e ainda voltou a oferecer a versão 1.3 manual por menos de R$ 100 mil, um “descontão” frente ao valor de tabela anterior.

Com o SUV cupê, porém, a Fiat não tem muito o que se preocupar, afinal ele briga com o VW Nivus, e ambos já estão consolidados no mercado brasileiro. Com isso, pode ser que a marca italiana mexa mais na tabela do Fastback 2026, especialmente considerando os novos equipamentos de série e novidades visuais.
Na atual linha 2025, ele parte de R$ 119.990 (versão T200 de entrada), salta para R$ 155.990 na Audace T200 Hybrid, vai para R$ 165.990 na Impetus T200 Hybrid, cobra R$ 168.990 pela Limited Edition by Abarth, chegando aos R$ 171.990 na Abarth T270.

Quando chega?
O SUV cupê renovado da Fiat deverá estrear muito em breve, dentro das próximas semanas, com vendas iniciadas nos primeiros dias de julho.