01/07/2025 - 7:00
A Fiat já lançou o Fastback 2026 com novidades discretas. Mudanças nos para-choques por ali, grade redesenhada acolá, interior com novos acabamentos por aqui, e alguns adicionais na lista de equipamentos de série. Basicamente, as versões mais caras recebem monitores de ponto-cego, teto panorâmico fixo com cortina elétrica e, no caso das 1.3 turboflex, há banco do motorista com ajustes elétricos.
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Fiat Fastback T200 2026

Mas, o que mais interessa: a versão de entrada T200 (que não tem nome oficial), continua custando os mesmos R$ 119.990, surfando na onda de descontos para o público PCD (Pessoas com Deficiência). Ela passou pelas tais evoluções de design, e, ainda que tenha perdido alguns refinamentos na linha 2026, continua sendo uma opção interessante de SUV abaixo dos R$ 120 mil.
Jeep Renegade Sport T270 2026

Do outro lado, dentro da própria Stellantis, está o Jeep Renegade Sport T270, que, por R$ 118,3 mil, também entra nesse nicho de utilitários por preços mais interessantes. No caso do Jeep, mudanças também para a linha 2026 o beneficiaram com novas rodas opcionais, basicamente.
Mas, e aí: Fastback T200 2026 ou Jeep Renegade Sport T270 2026? Por R$ 1,5 mil de diferença, veja motorização, desempenho, consumo, espaço interno, porta-malas e equipamentos de cada um.
Motorização
O Fastback vem com o tradicional 1.0 turboflex de três cilindros, com 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.

Já o Renegade é oferecido com o 1.3 turboflex de quatro cilindros, que rende saudáveis 176 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gas/eta), junto da transmissão automática de seis velocidades.

Desempenho e consumo
Oficialmente, o Fastback demora cerca de 9,5 segundos na prova de 0 a 100 km/h, atingindo os 195 km/h de máxima. Por ser mais leve (1.245 kg, contra 1.470 do Renegade), e trazer motor de menor cilindrada, é mais econômico: segundo o Inmetro, roda 8,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, ou 12,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.

O Jeep, mesmo sendo 225 kg mais “gordo”, oferece melhor relação peso X potência, e por isso consegue melhores acelerações: apenas 8,7 segundos no 0 a 100 km/h, com velocidade máxima que bate os 210 km/h. Porém, cavalo que anda é cavalo que bebe: pelo Inmetro, são 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na cidade com etanol, ou então 11,0 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina. Oferece melhor desempenho gastando mais combustível, em resumo.

O interessante é que, mesmo bebendo mais, o Renegade consegue melhores autonomias em viagens ou trajetos longos, graças ao tanque de combustível de 55 litros de capacidade. O Fiat consome menos combustível, porém se contenta com um tanque mais limitado, de 45 litros.
Espaço interno e porta-malas
Ambos são SUVs espaçosos. O Fiat, em que pese os limitados 2,53 m de distância entre-eixos, tem boa disposição dos elementos internos, e garante folga para até quatro adultos no seu interior. Apesar do perfil coupé, tem teto alto mesmo no banco traseiro, onde, inclusive, há saídas de ar-condicionado traseiras. Além disso, segundo a fabricante, tem um generoso porta-malas de 600 litros de capacidade.
O Renegade, como bom SUV legítimo que é (o Fastback deriva do Argo, um hatch compacto), brinda com entre-eixos maior (2,57 m), e dimensões externas mais parrudas. O espaço interno é amplo, de certa forma se igualando ao do Fastback, porém o Jeep sai na frente com a cabine mais ampla, de teto mais alto e maior área envidraçada. No portas-malas, medianos 385 litros, também pela medição líquida, como a do Fastback.
Equipamentos de série e opcionais
O Fastback T200 perdeu a pintura de maçanetas e capas dos retrovisores na linha 2026 (agora são sempre pretos), porém manteve o sistema de som com 4 alto-falantes, 4 airbags, ar-condicionado digital automático, sensores de estacionamento traseiros, multimídia de 8,4” com conexões sem fio para Android e Apple, volante multifuncional, conjunto óptico em LED, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, modo Sport de condução, paddle-shifts para trocas de marcha atrás do volante, piloto automático, tela de 3,5” multifuncional no painel de instrumentos, saídas de ar traseiras, volante com ajuste de altura e rodas de liga-leve aro 17.
O Renegade é mais enxuto: frente ao Fiat, não vem com multimídia (não há sistema de som, nem alto-falantes), e também dispensa ar-condicionado digital automático (é analógico convencional), sensores de estacionamento traseiros, comandos de som no volante, função Auto Hold no freio de mão, paddle-shifts para trocas de marchas manuais, e as saídas de ar traseiras, principalmente. Rodas de liga aro 17, tela de 3,5” no painel de instrumentos, freio de mão eletromecânico, piloto automático, conjunto óptico em LED e modo Sport ele também oferece de série, pelo menos.
Porém, o Jeep sai ganhando em alguns pontos. Vem com mais airbags (seis, no total), ajuste de profundidade da coluna de direção (só altura no Fiat), sistema Start & Stop, freios a disco nas quatro rodas (tambores traseiros no Fastback), e suspensões independentes nas quatro rodas (eixo de torção no SUV coupé), sem contar o eixo traseiro com fixação multilink, que garante mais dinâmica e conforto na condução.

Como possível vantagem, o Renegade pode ficar mais equipado, graças a pacotes opcionais que incluem até assistentes inteligentes de condução (ADAS), como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e detector de fadiga do condutor, todos indisponíveis no Fastback. Esse pacote é o mesmo que entrega multimídia, volante multifuncional e câmera de ré, tudo por R$ 8,7 mil. Outro, com tampão do porta-malas, protetor de cárter, rack de teto, tapetes e estepe de tamanho normal, cobra salgados R$ 12 mil a mais.

Conclusão
Há quem prefira o estilo mais convencional e quadradão do Renegade, e há quem goste mais das linhas coupé do Fastback. O Jeep também se sai melhor na performance, ainda que consuma mais combustível. Também é mérito do Renegade a construção mais refinada, especialmente mecânica, bem como a aparência mais imponente. O Fiat aposta mais no refinamento, inclusive na oferta de itens de série de comodidade e tecnologia, como ar digital automático, multimídia ou Auto Hold.