A Fiat preparou uma atualização reforçada para a Fiorino, utilitário que é líder de seu segmento com mais de 90% de participação de mercado (38% no total de vans) e presente no país desde os anos 1980.

O modelo recebeu novo visual e atualização em seu motor para a linha 2022. Com isso, a marca projeta um crescimento de 10% de mercado para a van.

Design

PreviousNext

A van tem novos faróis, mais afilados e com máscara negra, que são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal conta com o logo “Script Fiat” e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito. A lateral tem um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

Outro detalhe é que as palhetas da nova Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil.

A suspensão traseira, a exemplo da Strada, passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade, diz a marca. A capacidade de carga ficou em 650 kg e o espaço em 3,3 m³.

+ Fiat é destaque do Prêmio Carsughi L’Auto Preferita; veja a lista
+ Fiat e Jeep dão liderança para Stellantis na América do Sul
+ Avaliação: Como anda a Fiat Toro Ranch 2022, a versão que aposta nos cromados
+ Picapes da Fiat têm o maior valor de revenda de suas categorias

Interior

PreviousNext

O interior ganhou um novo painel com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script.

O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais quatro porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros — 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas.

Itens de série

A lista de itens de série inclui direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina.

Assistentes de Direção

A nova Fiorino incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle. E, por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder). O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.

Motor

Foto: Divulgação

A Fiorino utiliza o motor 1.4 EVO Flex que, agora, foi ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Além disso, há uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cv de potência e torque de 12,23 kgfm com etanol.

Segundo a Fiat, há também novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.

Preço

A Fiorino 2022 é comercializada na versão Endurance 1.4 EVO Flex por R$ 99.990.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Eletricz lança bike elétrica no Brasil com até 160 km de autonomia
+ Range Rover Evoque volta a ser produzido no Brasil; veja os preços
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Kombi de 1987 é transformada em camper como presente para esposa
+ Veja como verificar a pintura de um seminovo na hora da compra
+ Avaliação: Jeep Commander é, sim, um Compass aumentado (e não há problema nenhum nisso)
+ Teste especial: VW Golf GTI 2022 e sua fórmula mágica (teste na pista e todas as gerações comparadas)
+ Ferrari Testarossa (1987) de Elton John vai a leilão; veja os detalhes
+ CNHs vencidas (março e abril de 2020) devem ser renovadas esse mês
+ Avaliação: Ford Mustang Mach 1 é o melhor esportivo para comprar hoje
+ Hyundai convoca recall do HB20 por problema no freio
+ CNHs vencidas (março e abril de 2020) devem ser renovadas esse mês
+ FlixBus inicia suas atividades com viagens de ônibus a partir de R$ 19,90