01/01/2012 - 0:00
A morte do Fiat Idea europeu foi anunciada em 2009, depois da compra da Chrysler. Agora, nossos parceiros da revista Quattroruote deixaram a redação e se dirigiram à Sérvia, onde descobriram os detalhes do projeto Ellezero (L-0), que dará origem ao novo monovolume. Essa investigação rendeu às imagens computadorizadas que você confere aqui. Inicialmente, ele será destinado aos europeus, na versão de cinco lugares. Depois os norte-americanos ganham uma opção de sete assentos. A produção na Sérvia alimentará Europa e EUA, e a possibilidade de ele ser feito no México, onde é produzido o 500, é muito pequena. Assim, as chances de chegar ao Brasil são poucas. O modelo poderia até ser feito aqui, mas não tão cedo. O Idea ainda deve ter um bom tempo de vida. Na Sérvia, ele começa a ser produzido em abril. Mais adiante, chega a versão Trekking (em laranja, à direita).
Clique nas imagens para ampliar
AUDI MUDA O A3
No Salão de Genebra (Suíça), em março, a Audi apresentará o novo A3 com linhas que adiantamos nesta página: o modelo Sport, de duas portas, será o primeiro a chegar; depois, mais para o fim do ano, chega também a versão Sportback, quatro portas. Em 2013, estreia o sedã ilustrado abaixo. A discreta mudança no design – que ganha um pouco do A1 e um pouco do A4 – será compensada por uma grande renovação do interior e, principalmente, pela estreia da nova plataforma MQB, do grupo Volkswagen. Essa base, por ser modular, permitirá o desenvolvimento de diversos modelos de diferentes tamanhos e níveis de sofisticação e servirá, também para o VW Golf VII.
ANTES
DEPOIS
A mudança externa sutil será compensada por um interior totalmente remodelado, conforme pode ser visto abaixo
A1 CABRIO
Além do A1 Sportback apresentado no Salão de Tóquio (leia na pág. 18), a Audi prepara, para 2013, uma versão conversível do compacto. A surpresa é que ele terá capota de lona, como o 500 Cabrio, mas preservará as quatro portas, uma novidade mundial
VOLVO V30
A Volvo tem comemorado o crescimento nas vendas em todos os principais mercados, mas tem dois grandes problemas com sua gama de entrada: precisa aposentar a já cansada perua V50 e elevar as fracas vendas do C30, um modelo que não fez sucesso. A solução para os dois problemas terá um nome só: V30. No lugar do miniporta-malas e das duas portas do C30, principais pontos fracos do hatch, o novo carro (ilustrado aqui) terá quatro portas e será bem mais longo, transformando-se quase em uma perua. A partir dele, em 2013, nasce também um novo SUV com tração 4×2 ou 4×4, que deve se chamar XC30.
MERCEDES CLS SHOOTING BREAK
A perua esportiva (Shooting Break) derivada do Mercedes CLS está quase pronta. Surpreendentemente, é muito similar ao conceito exibido no Salão de Xangai (China). A partir do protótipo em testes na Europa, criamos a ilustração por computador ao lado. Começa a ser vendida na Alemanha já este ano.
FIAT 500: PLUGADO NA TOMADA
A sigla EV (Electric Vehicle) não deixa dúvidas: o Cinquecento da foto é a versão elétrica do compacto, que será vendida nos Estados Unidos a partir de 2012.
BMW SÉRIE 4
Utilizando a plataforma do novo BMW Série 3 (leia mais na pág.56), a BMW lançará o novo Série 4, que pode ser visto na ilustração acima. O modelo nada mais é que uma versão cupê do novo Série 3. Depois chegam uma carroceria quatro portas, com sobrenome GT, e a conversível.
Envie seus flagras para segredos@motorshow.com.br