Como parte das comemorações de 50 anos no Brasil, que ocorrerá no dia 9 de julho de 2026, a Fiat vai lançar um modelo inédito por ano para o nosso mercado até 2030, ou seja, cinco carros totalmente novos. Com fundação na Itália em 1899, a marca desembarcou em solo nacional apenas em 1976, com a inauguração do Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais.

Os lançamentos que serão anunciados pela Fiat fazem parte do investimento de R$ 32 bilhões da Stellantis na região para viabilizar a chegada de 40 novos produtos e reestilizações entre todas as marcas da montadora até 2030.

“Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias. Com nosso lineup campeão em vendas e a divulgação de hoje de novos modelos, olhamos para o futuro em nosso mercado para seguir como a marca mais querida entre os brasileiros e com alto volume de produtos com tecnologia embarcada acessível a todos”, celebra Frederico Battaglia, vice-presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul, à imprensa.

+ Fiat Pulse Abarth tem design ‘velho’ e motor mais fraco no México
+ Avaliação: Fiat Pulse Abarth 2026 está completo como nunca. E nervoso como sempre

Fiat Grande Panda

Fiat Grande Panda – Crédito: Divulgação

Um dos primeiros cotados a desembarcar por aqui deverá ser o Fiat Panda. O modelo mistura as raízes do Uno, com os músculos de Citroën C3 e uma pitada futurista. O Fiat Uno deu adeus ao mercado brasileiro em 2021, após 37 anos. No entanto, na Europa, ele ainda é comercializado com o nome de “Panda”.

De acordo com a marca, ele foi inspirado no modelo dos anos 1980 e tem como objetivo ser um veículo familiar e compacto. Desenvolvido em Turim, Itália, pelo time de criação da marca, o hatch com aparência de SUV é baseado em uma plataforma global da Stellantis para o segmento B.

Na fita métrica, ele mede 3,99 metros de comprimento, abaixo da média do segmento atualmente. Para se ter uma ideia, o Grande Panda chega a ser menor que um Argo, por exemplo, que tem 4,03 metros.

Fiat Grande Panda – Crédito: Divulgação

Visual

De cara, é possível notar as raízes do Uno no visual “quadrado”. Mas, por outro lado, com o design bem futurista e distinto do que a Fabbrica Italiana Automobili Torino vem fazendo.

A frente tem pontos em pixels que une os faróis com fundo em preto brilhante. As caixas de rodas e vincos nas laterais o deixaram bem musculoso – algo que lembra o Citroën C3, que também faz parte do grupo Stellantis. Destaque também para as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado.

Na traseira, há o nome da marca em relevo, bem como o do próprio modelo abaixo “Panda”. As lanternas seguem o desenho da frente, mas na vertical.