Lançado em 2005, o Fiat Punto é atualmente um dos modelos mais antigos disponíveis no mercado europeu. E foi justamente o veterano hatch compacto da marca italiana que levou a primeira nota zero nos testes de colisão do Euro NCAP. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (13).

De acordo com o órgão independente que avalia a segurança dos automóveis vendidos na Europa, a estrutura do compacto teve desempenho suficiente para conquistar pelo menos duas de cinco estrelas nos testes. Mas o projeto antigo, que impede a instalação de equipamentos para evitar colisões — como os sistemas de frenagem automática de emergência — pesou contra na avaliação e impediu que o Punto obtivesse pontuação suficiente para somar estrelas na nota final.

Desenvolvido pela Fiat brasileira justamente para substituir o Punto, o Argo deve seguir também para a Europa, obviamente com modificações para atender às demandas de um mercado mais exigente. E os nossos parceiros da revista italiana Quattroruote estiveram no Brasil justamente para testar o hatch da Fiat (confira aqui a avaliação).

Outros modelos
Renault Duster no Euro NCAP (Foto: Divulgação)

Além do Punto, o Euro NCAP avaliou também outros que interessam aos brasileiros. Jaguar F-Pace e BMW Série 6 GT receberam a nota máxima de cinco estrelas, enquanto o Renault Duster de segunda geração, que deve chegar por aqui em 2019, recebeu três estrelas. No caso do crossover da Renault, apesar de a estrutura ter protegido bem os ocupantes nos impactos, o modelo perdeu pontos devido à falta de equipamentos para evitar colisões.