Substituído no Brasil pelo Fiat Argo e recém-tirado de linha na Europa, a terceira geração do hatch Fiat Punto segue em produção na Índia, onde ainda é oferecido em uma família que inclui duas versões aventureiras e um esportivo com a grife da divisão esportiva Abarth.

Lançado em 2008 no país asiático (um ano depois do Brasil), o Punto passou por uma reestilização em 2014, quando ganhou uma dianteira exclusiva para o mercado local. No visual, o mais próximo dos antigos Punto brasileiros é o Evo, que pode ser equipado com um motor 1.3 diesel de 93 cv ou um Fire 1.2 a gasolina de 68 cv.

Mas a linha inclui também versões bem curiosas, como a aventureira “Avventura”, que traz o estepe posicionado na traseira do veículo e instrumentos como a bússola e inclinômetro no painel. Além do motor 1.3 diesel, pode ser equipado com um propulsor Fire 1.4 a gasolina de 90 cv. Quem busca um visual menos ousado pode levar para casa o também aventureiro Urban Cross, que diferente do Avventura não tem o estepe do lado de fora e tem a opção do motor 1.4 turbo, que na Índia desenvolve 142 cv (10 cv a menos do que no T-Jet brasileiro).

O mesmo propulsor 1.4 turbo, porém calibrado para desenvolver 147 cv, é empregado pelo esportivo Abarth Punto, que tem as rodas de liga leve de 16″ do T-Jet brasileiro e detalhes curiosos como um enorme adesivo de escorpião (o símbolo da Abarth) no teto.

Até quando o Punto deve durar na Índia ainda é uma incógnita. Mas esse prazo deve estar se esgotando. Apesar de todas essas versões, o hatch premium somou apenas 257 unidades comercializadas no primeiro semestre.

PreviousNext