O Fiat Uno deu adeus ao mercado brasileiro em 2021, após 37 anos. No entanto, na Europa, ele ainda é comercializado com o nome de “Panda”. Agora, ele terá um novo membro da família: o denominado “Grande Panda”.

De acordo com a marca, ele foi inspirado no modelo dos anos 1980 e tem como objetivo ser um veículo familiar e compacto.

O lançamento está previsto para chegar no mercado europeu em breve, com opções elétricas e híbridas.

Ele é cotado para substituir os compactos da Fiat atualmente comercializados por aqui, como o Mobi e Argo. Mesmo sem informações oficiais, não seria uma má ideia se ele fosse fabricado com motorização híbrida flex, em Betim (MG), com o nome Uno.

De acordo com a matéria de Marlos Ney Vidal, do site Auto Segredos, o modelo vai desembarcar no primeiro trimestre de 2026.

Fiat Grande Panda – Crédito: Divulgação

+ Dona da Fiat investe R$ 14 bilhões em fábrica de Minas Gerais para híbrido flex

Projeto

Desenvolvido em Turim, Itália, pelo time de criação da marca, o hatch com aparência de SUV é baseado em uma plataforma global da Stellantis para o segmento B.

Outro detalhe aqui é que trata-se do primeiro novo produto da nova era da Fiat, que seguirá com o lançamento de um novo modelo no Velho Continente todos os anos até 2027.

Na fita métrica, ele mede 3,99 metros de comprimento, abaixo da média do segmento atualmente. Para se ter uma ideia, o Grande Panda chega a ser menor que um Argo, por exemplo, que tem 4,03 metros. Segundo a Fiat, ele pode transportar cinco pessoas.

Fiat Grande Panda – Crédito: Divulgação

Visual

De cara, é possível notar as raízes do Uno no visual “quadrado”. Mas, por outro lado, com o design bem futurista e distinto do que a Fabbrica Italiana Automobili Torino vem fazendo.

A frente tem pontos em pixels que une os faróis com fundo em preto brilhante. As caixas de rodas e vincos nas laterais o deixaram bem musculoso – algo que lembra o Citroën C3, que também faz parte do grupo Stellantis. Destaque também para as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado.

Na traseira, há o nome da marca em relevo, bem como o do próprio modelo abaixo “Panda”. As lanternas seguem o desenho da frente, mas na vertical.

Fiat Grande Panda – Crédito: Divulgação