20/05/2025 - 10:42
Lembra que, em janeiro, a Stellantis anunciou um novo motor para sua trinca de utilitários Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy? Pois é, só agora o modelo da Fiat chega às concessionárias, quatro meses depois. São duas versões: furgão Cargo (R$ 223.990) e furgão vidrado Multi (R$ 229.990).
+Fiat Scudo fica mais alto e recebe nova cor para a linha 2024
+Teste Rápido: o que achamos do Ford Transit Furgão automático

Como é o novo motor do Fiat Scudo?
O novo motor em questão é o 2.2 turbodiesel Multijet II, mesmo que hoje equipa os Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Porém, no Scudo, ele é recalibrado para 150 cv de potência com 37,7 mkgf de torque (são 200 cv e 46 mkgf nos Jeep e Ram). O câmbio segue o manual de seis marchas.
O novo 2.2 garante melhor performance frente ao antigo 1.5 16v, que tinha 120 cv (30 a menos) e 30,5 mkgf de torque (cerca de 7 a menos). Com isso, são 20 km/h extras na velocidade máxima (de 160 para 180 km/h), e tempos bem menores nas retomadas de velocidade: são, em média, 2 segundos a menos para ir de 60 a 100 km/h (7,5s) e de 80 a 100 km/h (10,9s).

Consumo
O consumo de combustível está menor: o Scudo 2.2 turbodiesel consegue ser 4% mais econômico na cidade e 15% na estrada. De acordo com o Inmetro, os números agora são de 12,4 km/l no ciclo urbano e 13,7 km/l no rodoviário, fazendo com que a autonomia máxima para quase 960 km. O tanque continua com 70 litros.

Como é o novo Fiat Scudo?
O utilitário da Fiat tem baú com 6,1 m³ (6.100 litros), e consegue carregar até 1.450 kg de carga. O acesso ao compartimento é feito pela porta corrediça lateral ou pelas duas portas traseiras, que se abrem em até 180º. Ainda assim, é possível dirigir o Scudo com CNH Tipo B, a mesma dos carros de passeio.
Na lista de equipamentos de série, ar-condicionado, direção assistida, sensores de estacionamento traseiros, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático com limitador de velocidade, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, computador de bordo, painel de instrumentos digital, volante multifuncional, rádio com tela touch de 5”, volante com ajustes de altura e profundidade, entre outros.
