A Fiat não dorme sobre os louros da Strada, modelo que detém mais de 50% da categoria de picapes pequenas no ranking da Fenabrave. A montadora italiana de Betim (MG) lança agora em outubro a linha 2014 da Strada. A grande novidade é a inclusão da terceira porta nas versões de cabine dupla. O resultado ficou muito bom. Já tivemos oportunidade de manusear e entrar no veículo, cuja avaliação apresentaremos na próxima edição. A porta traseira fica do lado direito da picape e abre para trás, proporcionando um ângulo de 85 graus. Por medida de segurança, essa porta só abre (por dentro ou por fora) quando a porta dianteira direita está aberta. Com isso, a área de acesso passou de 50 cm para um metro.

A terceira porta estará disponível em três das seis versões da Strada: Working 1.4 Cabine Dupla, Trekking 1.6 16V Cabine Dupla e Adventure 1.8 16V Cabine Dupla. Além da porta adicional, a lateral ganhou um vinco na linha de cintura e a traseira também mudou, com novas lanternas e grafismo. A caçamba ficou um pouco mais alta e os ganhos foram colocados na parte interna. Por isso, ela aumentou sua capacidade em 120 litros na Cabine Simples e 110 litros na Cabine Estendida. A Cabine Dupla não aumentou a capacidade, mas a Mopar desenvolveu como acessório um extensor de caçamba, de forma que uma moto não apenas caiba lá dentro, mas possa subir e descer por uma rampa.

As versões Working 1.4 (com as três cabines disponíveis) também ganharam novas grade, novos faróis e para-choque. A sexta versão é a Adventure 1.8 16V Cabine Estendida. As duas versões 1.8 e a única 1.6 podem contar com o sistema Locker, para atravessar terrenos difíceis. A Fiat Strada somou 84.561 unidades vendidas de janeiro a agosto de 2013, ou seja, 51,2% da categoria. Em seguida vêm a Volkswagen Saveiro, com 46.779, e a Chevrolet Montana, com 29.943. (SQ)