Nesta terça-feira, 24, a Strada (veja a avaliação aqui), comemora os seus 25 anos de idade. Tudo começou no dia 24 de outubro de 1998 ao ser apresentada para o mercado brasileiro. De lá para cá foram mais de 2 milhões de unidades produzidas e é atualmente o carro mais vendido do país desde 2021. Somente em 2023 foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo (até setembro). Vale mencionar que ela é também exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina.

“A Strada é um verdadeiro divisor de águas no segmento de picapes. Ela conquistou o coração dos brasileiros e se tornou um símbolo de força, durabilidade e versatilidade. Afinal, estar há 25 anos no mercado não é para qualquer um”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, à imprensa.

E completa: “a Nova Fiat Strada lançada em 2020 elevou o modelo a outro patamar, permitindo um volume de vendas duas vezes maior que a geração anterior”.

Fiat Strada – Crédito: Divulgação

Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), a picape foi pioneira em diversos pontos ao longo de sua trajetória, como a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013. Em 2020, passou por uma renovação completa, oferecendo quatro portas e cinco lugares, ficou mais robusta, tecnológica e ainda ganhou um novo visual. Em 2021, recebeu o câmbio automático do tipo CVT.

Em agosto deste ano, ela foi equipada com o motor Turbo 200 Flex, que oferece 130 cv de potência com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. Houve mudanças no design e  Strada ainda ganhou uma nova versão, a Ultra.

Fiat Strada – Crédito: Divulgação

Veja abaixo a linha do tempo de 25 anos da Fiat Strada:

1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).

Fiat Strada – Crédito: Divulgação

1999: Chega à versão com Cabine Estendida.

2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.

2004: Vez da segunda reestilização. A Strada recebeu novo interior, nova carroceria e novos conteúdos.

Fiat Strada – Crédito: Divulgação

2006: É lançada a série especial Try on Adventure.

2007: Chega a série Original Adventure.

2008: Ano da terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.

2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat lançou a picape compacta com cabine dupla.

Fiat Strada – Crédito: Divulgação

2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.

2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla.

2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.

Fiat Strada – Crédito: Divulgação

2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla.

2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.

2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.

2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia.

2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).

2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.

2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada.

2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT.

2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex.

PreviousNext