Fiat Strada completa 20 anos no mercado

Picape leve é o único modelo derivado do Palio de primeira geração ainda em produção

Fiat Strada Freedom 1.4 (Divulgação)

A Fiat Strada completou nesta quarta-feira (24) os seus 20 anos no mercado. Mesmo sendo um dos modelos mais antigos do Brasil, já que é produzida há duas décadas sobre a mesma plataforma, apenas sofrendo reestilizações, a picape leve ainda é a líder de vendas no seu segmento, com 153.139 carros vendidos no ano e quase 1,3 milhão de unidades produzidas desde o lançamento.

Substituta da picape Fiat Fiorino, a Strada foi o último modelo derivado do Fiat Palio de primeira geração a chegar ao mercado. Era oferecida inicialmente nas versões Working 1.5 (76 cv), Trekking 1.6 8V (92 cv) e LX 1.6 16V (106 cv).

A primeira reestilização veio em 2002, acompanhada do lançamento da versão Adventure e da troca do motor 1.6 16V pelo 1.8 8V de origem Chevrolet. Em 2004, novamente seguindo as mudanças do Palio, a picape ganhou novas frente, traseira e interior, além do motor flex. A terceira reestilização, em 2008, foi marcada pelo lançamento da versão Adventure Locker, com diferencial de bloqueio eletrônico.

Em 2012, a Strada passou por alterações na dianteira e no interior, mas as mudanças mais profundas no modelo desde o seu lançamento vieram só no ano seguinte, quando a picape ganhou uma traseira reestilizada e a caçamba com laterais mais altas, além do lançamento da cabine dupla com terceira porta.

A Strada é oferecida nas versões Working Plus 1.4 (cabine simples), Hard Working 1.4 (cabines simples, estendida e dupla), Freedom 1.4 (cabine dupla) e Adventure 1.8 16V (cabine dupla). Produzida na fábrica de Betim (MG), é comercializada atualmente no Brasil e também na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga