Foi divulgada a terceira rodada de resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, de 2022.

Nela, foram analisadas as picapes Fiat Strada e Ram 700. Esta última é um “clone” do utilitário da marca italiana, tem fabricação no Brasil pela Stellantis, mas é comercializada em outros mercados, como no México.

Vale lembrar que a Strada é líder em vendas no Brasil, incluindo veículos de passeio, com 86.007 no acumulado do ano até setembro (Fenabrave). No entanto, a picape recebeu apenas uma estrela, entre cinco, nos testes.

O Latin NCAP explica que, entre outras coisas, o modelo tem estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.

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Análise por versões

A versão de cabine simples, equipada com dois airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão alcançou 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.

A versão de cabine dupla, por sua vez, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e ESC como equipamento padrão alcançou 41,39% em ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.

“O pior resultado das duas versões é aquele que representa o resultado do modelo; neste caso, ambas as versões obtiveram uma estrela”.

O Latin NCAP perguntou ao fabricante sobre planos potenciais para melhorar o modelo e corrigir os problemas. A Stellantis ainda não respondeu formalmente ao órgão.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação dos testes:

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