29/05/2025 - 12:56
Algumas semanas depois de começar a ser produzida na planta de Córdoba, na Argentina, a Fiat Titano chega ao mercado brasileiro com novidades na linha 2026.
Com exceção de novos detalhes nos para-choques, nada foi mexido no design externo, mas o modelo troca de motor turbodiesel, renova a transmissão automática, ganha mais equipamentos e mecânica recalibrada.
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Seguem as três versões: Endurance (R$ 233.990, ou R$ 14 mil a mais); Volcano (R$ 263.990, ou R$ 24 mil a mais); e Ranch (R$ 285.990, ou R$ 26 mil a mais), com início da pré-venda programada para junho. As primeiras unidades serão entregues em julho.

A grande mudança é a troca do motor turbodiesel. Sai o antigo 2.2 16v, projetado pela Peugeot-Citroën em parceria com a Ford, e entra o moderno 2.2 Multijet II, mesmo que move Ram Rampage, Fiat Toro e Jeep Commander.

Com isso, a Titano passa de 180 para 200 cv de potência, e de 40,8 para 45,9 mkgf de torque. A transmissão automática também é nova, de oito velocidades, que entra no lugar da anterior, com seis marchas. A versão Endurance, de entrada, segue com aproximadamente 41 mkgf, acoplada ao câmbio manual de seis velocidades.

Além disso, todo seu sistema de tração foi revisto, e agora é 4WD (integral), com opção de reduzida. O novo motor caiu bem na picape média da Fiat, que conseguiu ficar bem mais rápida nas acelerações (baixou o tempo de 0 a 100 km/h de 12,4 para 9,9 segundos), enquanto a velocidade máxima subiu de 175 para 180 km/h, isso nas versões automáticas.

Segundo a Fiat, o consumo melhorou até 17%. Até então, na estrada, eram 8,5 km/l, de acordo com medições do Inmetro, número que sobe para 9,9 km/l na linha 2026. Na estrada, são 10,8 km/l, frente os 9,2 km/l de antes. A versão manual de seis marchas faz 10,5 km/l, tanto na cidade quanto na estrada.

Com os mesmos 80 litros no tanque de combustível, sua autonomia cresce para 792 km na cidade, ou 864 km na estrada. Com câmbio manual, são 840 km.
Ainda na mecânica, as suspensões foram recalibradas (em prol de maior conforto e estabilidade, segundo a Fiat), a direção recebe assistência elétrica (ao invés da hidráulica de antes), e os freios agora são a disco ventilado nas quatro rodas.

Nas versões automáticas, o console central foi redesenhado, e há uma nova alavanca tipo joystick. O painel de instrumentos recebe uma tela central maior na versão Ranch (7”), enquanto a multimídia de 10” estreia outro layout e funcionalidades inéditas, como conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

A versão Ranch, topo de linha, finalmente passa a contar com mais assistentes de condução (ADAS): alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, monitores de ponto-cego e piloto automático adaptativo (ACC) são inéditos. No time da segurança, ela mantém os seis airbags, alerta de saída de faixa, controle eletrônico de descidas (HDC), monitor de pressão dos pneus (TPMS) e câmeras 360º com projeção 3D da picape.

Na linha 2026, a Titano continua com 1.210 litros na caçamba, e 1.020 kg de capacidade de carga. Na fita métrica, são 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,9 m de altura e 3.180 mm de distância entre eixos. São duas novas cores no catálogo: Cinza Silverstone e Branco Alaska, que se juntam a Prata Billet, Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Branco Banchisa.