Após mais de 300.000 unidades comercializadas desde o lançamento em outubro de 2016 e de receber os troféus de design Red Dot Award e Objeto:Brasil, eis que a linha 2022 da Fiat Toro foi apresentada hoje (22) exibindo pontuais mudanças estéticas por dentro/por fora e a inclusão de novas  tecnologias.

A evolução estilística ocorreu na medida certa sem perder a essência/personalidade da picape monobloco. A plástica se concentrou na dianteira exibindo novos capô, para-lamas e para-choque, que nas opções Ranch e Ultra exibem grades maiores. Outra mudança está na grade do radiador, com o novo logotipo do fabricante e a simpática bandeirinha da Itália na extremidade – um estilo inaugurado pela “irmã” menor Strada e já presente em outros carros da marca de Betim (MG).

Na porção frontal ainda aparecem os faróis full LED com as luzes de direção e DRL trazendo uma nova identidade, enquanto o skid plate aumentou o ângulo de ataque para 25º em todas as versões (Freedom, Endurance, Volcano, Ultra e Ranch). Dependendo da versão as rodas redesenhadas podem ser de 16”, 17” ou 18”. Confira os conteúdos de cada versão. 

PreviousNext

Ao abrir a porta, a cabine ganhou uma injeção de ânimo com novos acabamentos/materiais, o quadro de instrumentos totalmente digital de 7” (em todas as configurações), desenvolvido 100% no Brasil, permitindo cinco propostas (Pulse, Precision, Sport, 4×4 e Minimal), os novos comandos do ar-condicionado, o carregador de smartphone por indução, o prático porta-celular para os ocupantes traseiros e o multimídia de 10,1” vertical (de série na Ranch e na Ultra).

+ Cotado para o Brasil, SUV elétrico VW ID.4 é eleito o melhor carro do mundo
+ Mini confirma novos Hatch 3 e 5 portas a partir de R$ 214.990
+ Mercedes-Benz EQB é a variante elétrica do GLB
+ BMW Motorrad lança programa de motos seminovas certificadas

Conectividade

A Fiat Toro 2022 deu um salto no quesito conectividade. Além da central de 10,1” também estão presentes a de 7” e a de 8,4”. Estão presentes conectividade Android Auto/Apple CarPlay sem fio e ainda entradas USB-A e USB-C. 

O lançamento passa a ter o Fiat Connect Me, uma plataforma de serviços conectados, que estreia na Fiat Toro 2022 e depois estará em outros carros do fabricante. Entre as mais de 30 funcionalidades, há o Smart Connect permitindo travar/destravar as portas, acionar luzes/buzina pelo smartphone e ainda interação com a assistente pessoal Amazon Alexa, que possibilita até dar a partida remota com climatização. Já pelo smartwatch estão disponíveis praticamente as mesmas funções da Alexa fornecendo a mais a localização.

PreviousNext

A picape recebeu o Wi-Fi “nativo” por meio da parceria com a operadora TIM com a possibilidade de conectar simultaneamente até oito aparelhos e também receber atualizações Over The Air (OTA) dos mapas do navegador Tom Tom. Já o Smart Safety também funciona por meio do aplicativo de smartphone e as utilidades trazem alerta de valet/preventivo, de furto/assistente de recuperação e a chamada de emergência, que liga automaticamente para uma central em caso de acidentes. Também foi incluído um botão de SOS.

PreviousNext
+ Conceito da Honda adianta linhas do futuro HR-V elétrico
+ Conheça os principais motivos que impedem o licenciamento de um veículo
+ Cinco dicas para economizar combustível no seu carro
+ Motorista de aplicativo também precisa declarar o IR; saiba como
PreviousNext
Motores

Construída sobre a plataforma Small Wide, a Fiat Toro 2022 debuta o novíssimo motor 1.3 de quatro cilindros turboflex para oferecer 180 cv (g)/185 cv (e) e saudáveis 27,53 kgfm de torque tanto com gasolina quanto etanol. Segundo informações da Fiat, o novo cuore entrega um consumo 13% melhor comparado ao 2.4 Tigershark e 5% frente ao 1.8. Aliás, este último atrelado ao câmbio automático de seis marchas ficou reservado apenas para a versão de entrada Endurance (veja todos os detalhes do novo bloco aqui), enquanto o propulsor a diesel não teve alterações. 

A vinda do novo motor turbinado trouxe uma nova calibração das molas e dos amortecedores das suspensões dianteira/traseira. Além disso, o raio de giro do utilitário foi melhorado em 5% permitindo realizar manobras em locais apertados com maior facilidade.

PreviousNext

Já em segurança, estão presentes até sete airbags e o sistema TC+ – o controle de tração e estabilidade que debutou na Strada – além de aviso de mudanças de faixas que atua no volante para retomar a trajetória, comutação automática dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro e aviso/frenagem com detecção de veículos (não há para pedestres). Dependendo da configuração, a tração pode ser 4×2 ou 4×4.

Estão disponíveis mais de 60 itens opcionais. Entre eles, rodas de 20″, barras transversais de teto com suporte para bicicleta, entradas de ar sobre o capô, capota rígida remota, só para citar.

Confira os preços:
Fiat Toro Endurance 1.8 E.torQ AT6: R$ 114.590
Fiat Toro Endurance Turbo T270 AT6: R$ 119.590
Fiat Toro Endurance Turbodiesel AT9 4×4: R$ 152.990

Fiat Toro Freedom Turbo T270 AT6: R$ 131.890
Fiat Toro Freedom turbodiesel AT9 4×4: R$ 164.390

Fiat Toro Volcano Turbo T270 AT6: R$ 144.990
Fiat Toro Volcano turbodiesel AT9 4×4: 177.690

Fiat Toro Ranch AT9 4×4: R$ 185.490

Fiat Toro Ultra AT9 4×4: R$ 187.490