Assim como o Jeep Commander, a Fiat Toro ganhou o motor MultiJet 2.2 turbodiesel da Rampage, que substitui o 2.0. Com isso, a picape médio-compacta recebeu mais potência, torque e ficou mais econômica.

A mudança está atrelada ao novo estágio do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), chamado de L8, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2025.

O primeiro estágio do L8 determina uma queda, em média dos veículos de cada marca, para 50 mg/km de Nmog + Nox  – emissão de gases orgânicos não metano para automóveis e óxidos de Nitrogênio.

Há mais duas fase de redução, previstas para 2027 (40 mg/km de Nmog + Nox) e 2029 (30 mg/km de Nmog + Nox). Para se ter uma ideia, na L7 a média era de 80 mg/km de Nmog + Nox.

Isso deve representar a saída de linha de algumas opções do mercado ou mudanças nos carros para atender aos parâmetros e equilibrar a média de emissões.

Fiat Toro
Fiat Toro – Crédito: Divulgação/Fiat

Novo motor

A nova motorização vai equipar as versões topo de gama da linha: Ranch e Volcano. Elas são oferecidas por R$ 206.990 e R$ 224.990.

Agora, as configurações vão entregar 200 cv de potência e 450 Nm de torque, o que representa um ganho de 18% em potência e 29% em torque, quando comparado com os 170 cv e 357 Nm do propulsor anterior. A tração é 4×4.

Além do motor, o câmbio automático de nove marchas está com novos conversor de torque e calibração, e um diferencial 14% mais longo, o que contribuiu para a melhor performance e economia, diz a marca.

Fiat Toro
Fiat Toro – Crédito: Divulgação/Fiat

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Números

Na prática, o 2.2 faz com que a Toro acelere de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos na Volcano e 9,8 segundos na versão Ranch.

As retomadas de 60 a 100km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6 segundos e 7,8 segundos (Volcano) e 6,1 e 7,9 (Ranch), respectivamente.

Em relação ao consumo de combustível, a picape faz 10,5 km/l no uso urbano e 13,6 km/l em rodovias.

“Com o novo conjunto, a Toro passa a ter uma experiência de dirigir única, podendo alcançar os 201 km/h de velocidade máxima e, ao mesmo tempo, chegando a 120km/h em uma rotação abaixo de 1.500 rpm com muito conforto e economia”, afirma Frederico Battaglia, vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul, à imprensa.

Fiat Toro
Fiat Toro – Crédito: Divulgação/Fiat

Mais mudanças

A Fiat também teve que realizar outras mudanças no modelo, como adotar novas cargas de suspensão, adequadas ao novo motor.

Os freios dianteiros foram redimensionados e os discos passaram de 305 para 330 mm.

Fiat Toro
Fiat Toro – Crédito: Divulgação/Fiat

Visual

As versões equipadas com o novo motor 2.2 seguem com os mesmos detalhes no visual e a Ranch conta com uma grade com detalhes em bronze (premium brown) no friso decorativo, além de inserções volumétricas.

A Volcano, por sua vez, possui grade cromada de série e “wheel fenders” (moldura de caixa de rodas).

Fiat Toro
Fiat Toro – Crédito: Divulgação/Fiat

Veja abaixo preços e versões:

  • Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 2025: R$ 155.990,00
  • Toro Freedom Turbo 270 Flex AT6 2025: R$ 165.990,00
  • Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6 2025: R$ 182.990,00
  • Toro Ultra Turbo 270 Flex AT6 2025: R$ 194.490,00
  • Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 2025: R$ 206.990,00
  • Toro Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 2025: R$ 224.990,00