Fiat Toro tem versão de corrida na Argentina

Picape da marca italiana é uma das estrelas de campeonato realizado na Argentina.

0
29
toro
Foto: Divulgação

Quando imaginamos uma picape preparada para competição, logo imaginamos em disputas off road como o Rally dos Sertões ou mesmo o Rally Dakar. Mas ver uma picape preparada para correr em pista é algo meio raro. Mas aí está, a Fiat Toro pronta para correr nos autódromos!

Não se trata de uma montagem ou algo parecido, essa Toro existe mesmo e corre aqui do lado, na Argentina. A picape de médio porte é uma das estrelas da categoria Turismo Carretera Pickup, competição criada em 2017 e que faz parte da programação da categoria Turismo Carretera, a principal do automobilismo argentino.

+ Teste rápido: Ford Maverick tem motor de sobra, fórmula de Toro e preço de Ranger
+ Fiat Toro 2022 fica mais econômica após se adequar ao Proconve-L7
+ Avaliação: Como anda a Fiat Toro Ranch 2022, a versão que aposta nos cromados
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?


Mas calma, saiba que essa Toro tem muito pouco do modelo original. Na verdade trata-se de um chassi tubular feito para as pistas com a carroceria da picape adaptada e montada em cima. O motor utilizado na Toro é um Dodge de 6 cilindros em linha e o câmbio de seis velocidades é feito pela Saenz.

Os outros modelos de picapes presentes na competição são Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Toyota Hylux, Nissan Frontier, Fiat Toro, Chevrolet S10 e o Renault Alaskan.

Apesar de interessante, corridas de picpae não chegam a ser novidades aqui no Brasil. Entre os anos de 2001 e 2007 existiu por aqui a Pickup Racing que utilizava os chassis originais das picapes Ford Ranger, Chevolet S10 e Dodge Ram adaptados para as pistas. A partir de 2008 a categoria integrou o evento da Stock Car e passou a utilizar um chassi tubular com as carrocerias da Chevrolet S10 e a Mitsubishi L200. Em 2010 se tornou a Copa Montana, com a carroceria da picape leve da Chevrolet montada também num chassi tubular e seu campeonato sendo realizado até o final de 2012.

MAIS NA MOTOR SHOW: