Após 37 anos no mercado nacional, o Uno será descontinuado. Para tanto, o hatch da Fiat ganhou uma versão de despedida chamada de “Ciao”. A palavra em italiano significa uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir.

O Uno Ciao é uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem ao ícone da marca, numerada com um badge. Ela reúne conteúdos e uma configuração exclusiva para honrar fãs e colecionadores do modelo.

+ Fiat Palio Weekend elétrico é destaque do leilão da Enel; conheça
+ Fiat Pulse fica mais caro em todas as versões; veja o reajuste
+ Fiat Strada estreia nova versão topo com câmbio automático
+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+ Avaliação: Fiat Pulse tem potencial para vender muito

Visual

Todas as unidades são pintadas exclusivamente no tom Cinza Silverstone, com teto bicolor preto, retrovisores externos e spoiler traseiro no mesmo tom. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um exclusivo adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La storia di una legenda” ou “a história de uma lenda”.

O modelo recebeu rodas de liga leve escurecidas de 14 polegadas e logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

Por dentro, o Uno Ciao adota um interior escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela, fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo a exclusividade à série especial. Destaque também para os bancos com acabamento exclusivo e apoio de braço para o banco do motorista.

Equipamentos

A lista de equipamentos conta com ar condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis.

37 Anos de Uno

-Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas.

-Em 1987 foi lançado o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos.

-Em 1990, ele foi o primeiro carro beneficiado pelos incentivos fiscais para modelos com motor de até 1,0 litro.

-Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, a Fiat lançou o Uno Turbo.

-Em 2010, em sua segunda geração, desenvolvida no Brasil, foi apresentado o novo Uno (redondo).

-Em 2013 chegava ao fim a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille.

-Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-stop. O pequeno da Fiat, responsável por estrear diversos motores marcantes na gama, incluiu em seu vasto currículo os propulsores da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Conheça os detalhes do Volkswagen Fox com seis rodas e três eixos
+ Avaliação: RAM 1500 acelera forte, mas não faz sentido
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Fiat Pulse fica mais caro em todas as versões; veja o reajuste
+ Peruas usadas valorizam acima da média; confira o top 10
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade
+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes
+ Calculadora gratuita de IPVA: saiba quanto vai custar o seu imposto
+ IPVA e licenciamento pelo WhatsApp; conheça a nova assistente da Zapay
+ Avaliação: Toyota SW4 é um carro para tudo (ou quase tudo)