A Fórmula 1 está oficialmente de volta das férias com o Grande Prêmio da Holanda, realizado nas “dunas” de Zandvoort este final de semana. Após um intervalo extenso vale relembrar o que deve cativar a atenção dos pilotos nas últimas dez corridas do ano.

Atualmente, a McLaren continua com a liderança de ambos campeonatos. No Mundial de Pilotos, Oscar Piastri está a frente, acumulando 284 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipe, Lando Norris com 275 e Max Verstappen (Red Bull) com 187.

+ Pérez pode se aposentar na Cadillac: ‘Vejo como meu último grande projeto na F1’
+ Pirelli completa 500 GPs como parceira oficial da Fórmula 1

O que esperar da segunda metade da temporada da Fórmula 1

Hamilton e a frustração na Ferrari

Lewis Hamilton antes de treino para GP da Hungria, 2 de agosto (REUTERS/Jakub Porzycki)

Com o retorno da temporada regular, vale ficar de olho no desempenho inicial do heptacampeão Lewis Hamilton, já que a última corrida do britânico foi repleta de polêmicas após seus comentários no rádio oficial. O piloto da Ferrari se mostrou frustrado com sua performance até o momento e teceu diversas autocríticas à atuação.

Após o fim da etapa na Hungria, Hamilton afirmou que utilizaria o tempo fora das pistas para aprimorar sua pilotagem e voltar a competição com a chance de somar pontos e conquistar sua primeira vitória com o apoio da escuderia italiana.

Restam poucos assentos para o próximo ano

Em meio aos preparativos finais para sua estreia em 2026, a Cadillac anunciou na terça-feira, 27, os atletas que assumirão as vagas titulares: Valtteri Bottas e Sergio Pérez. Com uma série de promoções ao longo da semana, a equipe deve estar presente no paddock holandês.

Além das primeiras entrevistas e encontros depois da divulgação, os testes e as apresentações iniciais do carro norte-americano também estarão nos holofotes da categoria.

Valtteri Bottas e Sério Pérez pela Cadillac Racing Team – Foto: Reprodução

Embora o fim do mistério seja um alívio para os fãs, a confirmação dupla significa que há cada vez menos assentos no grid do ano que vem. Restam somente seis vagas disponíveis para a próxima temporada: a Red Bull ainda não bateu o martelo sobre quem será o companheiro de Verstappen, assim como a Alpine, que até o momento só mantém Pierre Gasly.

Com dois lugares em aberto estão: a Mercedes, que não confirmou a extensão de contrato de George Russell e Kimi Antonelli, e a Racing Bulls. Por isso, vale a pena esperar por novos anúncios até o fim do ano.

Instagram will load in the frontend.

Piastri caminha para seu primeiro Mundial

Por fim, o desempenho do jovem piloto australiano também estará na mira dos espectadores e da mídia, já que Piastri esta caminhando para seu primeiro Mundial de Pilotos. Até o momento, o titular da McLaren conquistou seis vitórias em 2025.

Embora seus torcedores estejam ansiosos com o andamento final da temporada, Norris está logo atrás com somente nove pontos a menos, fator que pode gerar uma competição interna na escuderia britânica – o inglês de 25 anos também não tem nenhum campeonato.

Grande Prêmio da Austrália - Circuito do Grande Prêmio de Albert Park, Melbourne, Austrália - 13 de março de 2025 Lando Norris da McLaren e Oscar Piastri da McLaren
Grande Prêmio da Austrália – Circuito do Grande Prêmio de Albert Park, Melbourne, Austrália – 13 de março de 2025 Lando Norris da McLaren e Oscar Piastri da McLaren – Foto: REUTERS/Mark Peterson

Diferente dos últimos anos, a briga pelo grande troféu deve ficar para as últimas corridas decidirem, trazendo de volta a competitividade acirrada da F1, vista pela última vez em 2021 quando Verstappen e Hamilton batalharam até a última volta.

O piloto australiano Oscar Piastri, da McLaren, dirige durante a sessão de qualificação antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Bahrein
O piloto australiano Oscar Piastri, da McLaren, dirige durante a sessão de qualificação antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Bahrein (Crédito: Fadel SENNA / AFP)

*Estagiária sob supervisão