Como adiantamos em setembro passado, o Audi S3 chegou ao Brasil. São pequenas as diferenças externas com relação ao A3, mas elas o fazem chamar bastante a atenção. As rodas aro 18 e a grade de alumínio deixam o hatch com uma cara nervosa.

Mas, na verdade, o visual é apenas um detalhe, considerando sua performance esportiva. Equipado com o e ciente motor 2.0 TFSI, o mesmo do A3, o esportivo gera 256 cv de potência. Você deve perguntar: se o A3 tem 200 cv, como o S3, com o mesmo propulsor, tem 56 cv a mais? É justamente aí que está o ponto-chave.

O esportivo ganhou uma “preparação”: a receita foi um turbo compressor maior (alcança até 1,2 bar de pressão) e um novo intercooler. Essa potência, apesar de não muito alta, garante um desempenho agressivo, graças à excelente relação peso/potência. Outro ponto a ser destacado é a transmissão S-Tronic de dupla embreagem. Enquanto uma marcha está engatada, a seguinte já está pré-engatada.

Tanto no modo sequencial quanto no automático as trocas são muito mais rápidas do que as manuais, independentemente da habilidade do piloto. Por isso, a marca nem trará a opção manual para o Brasil. Para completar o pacote mecânico do S3, o sistema Quattro de tração integral distribui o torque da maneira mais e ciente para as condições do momento.

O modelo já vem de série com o grande teto solar panorâmico. Aliás, ele oferece diversos mimos de conforto, mas a Audi sabe que o seu comprador se interessa mesmo em acelerar forte – e essa é, sem dúvida, a verdadeira vocação do S3.