As vendas financiadas de veículos durante o mês de junho de 2022 somaram 449 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3.

O resultado, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 6,4% se comparado a maio de 2022, quando os financiamentos de veículos somaram 479 mil unidades. Em relação a junho de 2021, foi registrado recuo de 13,1%.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 2,6 milhões de unidades. O número representa queda de 9,2% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 267 mil unidades financiadas a menos.

+ VW Gol é o carro de passeio mais vendido em junho; veja o ranking
+ SUVs: Jeep lidera como marca e T-Cross como modelo; veja o ranking
+ Fiat fecha o 1º semestre de 2022 na liderança do mercado brasileiro
+ Venda de carros registra queda de 15% em 2022, diz Fenabrave
+ Produção de veículos tem queda de 5% no semestre, diz Anfavea

Motocicletas

O segmento de motos, por sua vez, registrou crescimento de 12,8% no número de financiamentos em relação ao ano anterior, com 98 mil unidades. Comparado com maio de 2022, porém, houve queda de 8,2%.

As vendas de motocicletas, assim como os financiamentos, também aumentaram em 2022. Segundo dados da Fenabrave, o número de motocicletas emplacadas no Brasil no primeiro semestre de 2022 foi 23,07% maior do que no mesmo período do ano passado – 636.698 x 517.326 unidades.

Para Fernando Weigert, diretor da Alias Tecnologia, fornecedora de soluções tecnológicas para empresas públicas e privadas que atuam no segmento financeiro e de financiamento de veículos, o número reflete o momento econômico do país, especialmente com os aumentos constantes dos combustíveis.

“Com o preço dos combustíveis muito elevado, as pessoas têm buscado meios de transporte mais baratos para poder economizar de alguma maneira. Com isso devemos ver um aumento ainda maior nos próximos meses, e no consolidado de 2022 esse resultado deve ser mais expressivo do que em 2021”, afirma em nota divulgada.

Carros

Já o segmento de autos leves registrou um recuo de 6,2%, em relação ao mês anterior. Comparado com junho de 2021, o número de financiamentos desse segmento apresentou queda de 18,2%.

A venda e produção de automóveis no País também está em baixa – veja os dados da Fenabrave e Anfavea.

Origem dos dados

Vale destacar que a B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Avaliação: Renault Mégane volta ao Brasil como crossover-SUV elétrico e ganha o sobrenome E-Tech
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Confira os carros elétricos esportivos mais rápidos do mercado
+ Licenciamento anual obrigatório de veículos começa amanhã (1º) em SP
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Teste rápido: andamos no novo Hyundai HB20; confira
+ Volkswagen prepara o novo Polo Track, substituto do Gol
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ BYD expande atuação pelo Brasil e tem 25 concessionárias nomeadas