Durante o mês de novembro, as vendas financiadas de veículos novos e usados representaram 538 mil unidades. Isso representa um crescimento de 17,8% ante o mesmo período de 2022 e de 0,8em relação a outubro de 2023. O número inclui autos leves, motos e pesados.

Os dados foram divulgados pela B3, que opera o SNG (Sistema Nacional de Gravames), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

+ IPVA: Prefeitura de SP alerta sobre transferência indevida de veículos
+ IPVA SP 2024: confira calendário, descontos e como pagar

Crédito: Divulgação

Em novembro tivemos a melhor média por dia útil desde dezembro de 2022, com 26,9 mil veículos financiados, mesmo não considerando o feriado do Dia de Consciência Negra, em algumas regiões do Brasil, como dia não útil. Esse mercado vem em uma crescente, principalmente nesse segundo semestre e a tendência é fecharmos o ano com um resultado bastante positivo”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado na B3, à imprensa.

Segmento

Em relação aos autos leves, houve o crescimento de 18,2% ante novembro do ano passado. Ao comparar com outubro, a alta foi de 3,3%.

Os veículos pesados registraram alta 17,3% na comparação com novembro de 2022, mas queda de 8,6% em relação a outubro.

O número de financiamentos de motos, por sua vez, foi 17% maior do que em novembro de 2022, mas 4,4% menor do que outubro.

Acumulado do ano

Ao longo de 2023, as vendas financiadas de veículos somaram 5,3 milhões de unidades – alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 451 mil unidades a mais.