A comercialização de veículos financiados cresceu 45% no mercado brasileiro em abril. No quarto mês do ano, foram registradas 611 mil unidades vendidas nesta modalidade, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O resultado inclui autos leves, motos e pesados em todo o país.

Abril também apresentou alta de 7% ante março e foi o mês com com mais veículos financiados desde dezembro de 2014.

No acumulado do ano até abril, as vendas financiadas de veículos somaram 2,2 milhões de unidades. O número representa alta de 27% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 482 mil unidades a mais. Além disso, essa é a melhor marca para os quatro primeiros meses do ano desde 2011.

+ Imposto de Renda: veja como declarar carro financiado e venda com ou sem lucro
+ Quais os carros automáticos mais procurados no mercado brasileiro? Veja ranking

Veja abaixo os números por segmento:

Autos leves: alta de 42,7% ante abril de 2023 e de 8,5% comparado a março.

Pesados: crescimento de 32,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior e 1,3% em relação a março.

Motos: foi 47,3% maior do que em abril de 2023 e 5,4% maior do que em março.

Momento do financiamento

Para Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado na B3, “o ambiente doméstico continua favorável para o financiamento de veículos, mas já percebemos uma diminuição no ritmo de crescimento.”

Vale destacar que a taxa de juros para financiamento de veículos passou de 28,6% ao ano em março de 2023 para 25,4% ao ano, segundo o Banco Central.

E completa: “os resultados de abril mantêm a tendência de crescimento do primeiro trimestre na comparação com o ano anterior, com aumento em todas as categorias”.

Ele destaca que o mês também contou com dois dias úteis a mais em relação a março, o que influenciou o resultado positivo.